Morre Akira Toriyama, lenda do mangá e criador de Dragon Ball, aos 68 anos

A notícia foi confirmada pelo estúdio do artista. Em mais de 45 anos de carreira, Toriyama marcou gerações de fãs de anime e mangá

akira
Foto: Reprodução/X.

O mangaká Akira Toriyama, criador de Dragon Ball, uma das mais importantes franquias da animação mundial, morreu aos 68 anos. A informação foi confirmada nesta sexta (8) pelo estúdio do artista.

“É com profunda tristeza que informamos que o criador de mangá Akira Toriyama faleceu em 1º de março devido a um hematoma subdural agudo”, disse o Bird Studio na conta oficial de Dragon Ball no X, antigo Twitter.

Segundo o estúdio, Toriyama ainda tinha vários trabalhos em andamento “no processo de criação com grande entusiasmo”. Apesar do anúncio ter sido feito apenas nesta sexta, os funerais do autor já ocorreram na presença de sua família e amigos. O estúdio solicitou que os fãs não enviem flores ou presentes de condolência.

dragon ball z kai capa 1ib8sl437lvfm

Toriyama entrou para a história como o criador de um dos mais famosos e lucrativos mangás de todos os tempos. Dragon Ball conta a história de Goku, um guerreiro de artes marciais que viaja pelo mundo tentando reunir esferas mágicas que podem invocar um gigantesco dragão com poderes.

Seus aliados Krilin, Vegeta, Piccolo, seu filho Gohan e vários outros, lutam contra vilões como Freeza e Cell. Os quadrinhos começaram a ser publicados em 1984 e ganharam ainda longa-metragens e videogames.

Além dessa série, Toriyama publicou outras obras de sucesso como Dr. Slump, além de Wonder Island. Mas foi mesmo Dragon Ball que o tornou uma lenda do mangá e do anime. No Brasil, os 153 episódios do anime marcaram toda uma geração de otakus quando exibidos ao longo dos anos 1990 na TV aberta.

Nascido em 1955 em Nagoya, no Japão, Toriyama criou um estilo dinâmico no desenho e uma narrativa que misturava humor e aventura com diálogos espirituosos que influenciou vários artistas.