MIMO Festival terá edições no Brasil, Portugal e França em 2025 com programação gratuita

Evento multicultural integra a Temporada Cruzada Brasil–França e participa pela primeira vez do festival Jazz in Marciac

Copia de Imagem post padrao 1 22
Foto: Divulgação.

O MIMO Festival anunciou sua programação para 2025 com edições no Brasil, Portugal e uma participação inédita na França. Entre junho e setembro, o evento passará pelo Rio de Janeiro, São Paulo, Olinda (PE) e Amarante (Portugal), além de integrar o Jazz in Marciac, tradicional festival francês de jazz. A ação faz parte da Temporada Cruzada Brasil–França 2025, que celebra os 200 anos de relações diplomáticas entre os dois países.

Com direção de Lu Araújo, o festival reafirma sua proposta de acesso gratuito à cultura e de intercâmbio internacional. “Realizar cada edição do MIMO é, ao mesmo tempo, um grande desafio e uma imensa satisfação. Manter um festival gratuito com esse nível de excelência artística por mais de duas décadas é uma missão que pede coragem e constância”, afirmou. “Mas tudo vale a pena quando vemos o impacto que ele gera.”

Lu Araújo4 MIMOFestival byAndré Henriquesjpg
Lu Araújo. (Foto: André Henriques/Divulgação.)

No Brasil, o evento começa no Rio de Janeiro (18 a 21 de junho), com apresentações de Hermeto Pascoal & Grupo, Amaro Freitas Trio, entre outros. A programação segue por espaços como o Circo Voador, igrejas históricas e as arenas culturais Jovelina Pérola Negra e Dicró. Os músicos brasileiros também se apresentarão no Jazz in Marciac, em julho e agosto, dentro da programação da Temporada Cruzada.

Para Jean-Louis Guilhaumon, presidente do festival francês, “construir pontes em vez de muros: esse é o espírito do Jazz in Marciac e do MIMO Festival para seu reencontro no âmbito da programação da Temporada Cruzada Brasil–França 2025.”

A cidade de Amarante (18 a 20 de julho) receberá mais de 60 atividades com artistas de 13 países. Em setembro, o festival retorna a Olinda (12 a 14) após sete anos, e chega a São Paulo (19 a 21) com programação no Centro Histórico.

“A parceria com o Jazz in Marciac representa muito para o MIMO Festival — é o encontro com um evento irmão, que compartilha os mesmos valores de excelência musical, formação e intercâmbio cultural”, afirmou Lu Araújo.

Criado em 2004, o MIMO já realizou 61 edições em 14 cidades e recebeu nomes como Herbie Hancock, Gilberto Gil, Chick Corea e Buena Vista Social Club. A programação completa de 2025 será divulgada em breve.