José Edvaldo Batista, de 65 anos, conhecido como Mestre Zuza, Patrimônio Vivo de Tracunhaém, inaugura, neste sábado (16), seu primeiro ateliê voltado às suas obras de artes visuais. O espaço faz parte das comemorações de 50 anos de carreira do artista, especialista em produzir santos de barro. O evento de inauguração da loja será realizado na Avenida Desembargador Carlos Vaz, nº 154 – Centro de Tracunhaém, a partir das 16h.
Zuza é santeiro, nome dado a quem produz santos de barro – sua especialidade. As peças do mestre se afastam do padrão religioso europeu, por isso os santos trazem características inspiradas na identidade afro-indígena. Fazem parte de sua coleção estátuas de São Francisco, Santa Terezinha, Nossa Senhora de Fátima, entre outros. Alguns santos usam roupas que lembram os cocares dos índios. O barro utilizado na confecção é escuro, para lembrar o povo escravizado.
Os santos feitos à mão pelo Mestre Zuza são de produções únicas. Cada peça é uma obra de arte inédita. Mas, uma das de suas obras que mais se destaca é a “xipófagas“, criação de sua imaginação, que lembra um conjunto de imagens ligadas pela cabeça.
Serviço
O quê: Mestre Zuza, de Tracunhaém, inaugura ateliê dedicado às suas obras de artes visuais
Quando: Sábado, 16 de Setembro
Onde:Avenida Desembargador Carlos Vaz, nº 154 – Centro de Tracunhaém
Horário: 16h
Ingresso: Gratuito