Mestre Anderson Miguel lança “Trono”, single em parceria com Lenine 

A faixa “Trono” celebra a força do maracatu e marca o sétimo lançamento do projeto Elo Feat dos Sonhos

Copia de Copia de Post Noticias 40
(Divulgação)

Nesta quinta-feira (01) o projeto Elo Feat dos Sonhos lança o sétimo single da jornada musical do projeto – uma composição autoral do Mestre Anderson Miguel, mestre da Ciranda Raízes da Mata Norte e do Maracatu Cambinda Brasileira, em parceria com Lenine, um dos nomes mais respeitados e inventivos da música brasileira contemporânea. A faixa “Trono” segue a série de lançamentos em parceria com os feats dos sonhos e apresenta o maracatu, uma manifestação cultural afro-brasileira que combina música, dança e religiosidade.

“Acho o projeto maravilhoso por esse objetivo lindo de abranger toda a nação, toda a expressão cultural desse país. Então isso já é maravilhoso. No meu caso, que foi um convite para celebrar o maracatu, que é uma dessas expressões nordestinas, africanas, mas no caso desse maracatu, que é o maracatu de Baque Solto, já é híbrido, porque tem os povos originários ali envolvidos, já é mais antropofágico, faz parte lá do ciclo da cana, então é específico da zona da mata pernambucana. Então isso é muito bacana poder a gente reverberar essa manifestação tão importante.”, comenta Lenine. 

O Elo Feat dos Sonhos teve mais de mil inscrições recebidas de 25 estados do Brasil e mais de 300 cidades. O projeto selecionou 10 artistas de diversas regiões do país, reforçando o amplo alcance da música regional brasileira e o interesse do público por sua diversidade. O sétimo single a ser lançado pelo projeto é uma composição original do Mestre Anderson Miguel em parceria com Lenine, artista pernambucano que possui uma obra marcada por inovação, lirismo e engajamento social. 

Leia também: Amanda Pacífico, cantora paraense, lança single em parceria com Dona Onete e Suraras do Tapajós

unnamed4
Capa do single (Divulgação)

Incentivado pela família, Anderson Miguel começou sua trajetória cultural aos 8 anos, participando de ensaios e encontros de Maracatu de Baque Solto na Zona da Mata de Pernambuco — tradição afro-indígena criada por trabalhadores canavieiros no final do século XIX. Hoje, aos 29 anos e com duas décadas dedicadas à cultura popular, é um cirandeiro respeitado e mestre do Cambinda Brasileira, o grupo de Baque Solto mais antigo em atividade, com 100 anos de história.

Expoente de uma nova geração do maracatu e da ciranda, Anderson utiliza a ancestralidade como ponto de partida para criar novas possibilidades, como expressa em seu verso: “Se a imagem for viva, ela mora no hoje e na hora em que aconteceu”.

“Participar do ‘Feat dos Sonhos’ junto com Lenine é um prestígio. Fico muito feliz por ter sido selecionado para um projeto maravilhoso. Apesar de ser novo, já tenho uma carreira longa – Desde os 18 anos que eu faço parte do mercado e dividir uma canção com Lenine é um sonho realizado”, comenta Mestre Anderson.