Mery Lemos estreia exposição “Cuba Contemporânea” na Arte Plural Galeria

Mostra revela o olhar da artista sobre expressões culturais do Festival del Caribe, em Cuba

Copia de Imagem post padrao 17
Foto: Mery Lemos/Divulgação.

A exposição fotográfica Cuba Contemporânea, da multiartista pernambucana Mery Lemos, será inaugurada nesta quinta-feira (22), às 18h, na Arte Plural Galeria, localizada no Bairro do Recife. Com curadoria de Priscila Urpia, a mostra reúne 30 fotografias capturadas durante o Festival del Caribe, em Cuba, em 2018, evento que é considerado um dos maiores festivais de cultura popular do mundo.

As fotografias, impressas em formatos que variam de 60x40cm a 120x80cm, oferecem um olhar detalhado sobre as manifestações culturais presenciadas no festival. A exposição explora a diversidade de cores, texturas, danças, crenças e paisagens, destacando as similaridades entre as culturas de Cuba e de Pernambuco, especialmente da Zona da Mata Norte.

“A exposição é uma tentativa de mostrar a beleza do que vi e vivi nesse festival, que existe há 43 anos e reúne festa, história, religiosidade e cultura popular. E, mais do que isso, como pude identificar nele muitas similaridades com a cultura do meu território, a Zona da Mata Norte de Pernambuco – as paisagens em torno da cana de açúcar, os rituais de fé, os brinquedos populares e a simplicidade de sua gente”, explica Mery Lemos.

Mery começou a se aproximar da cultura cubana em meados dos anos 2000, quando recepcionou artistas cubanos em eventos culturais em Pernambuco. Em 2010, visitou Cuba pela primeira vez e, desde então, desenvolveu um forte vínculo com o país. “Eu tentava explicar para as pessoas toda a riqueza cultural que eu havia visto lá, mas, era simplesmente impossível descrever em palavras”, disse.

Em 2018, com apoio do edital Funcultura, Mery retornou a Cuba para um intercâmbio cultural. Durante um mês, ela pesquisou e documentou suas experiências na cidade de Santiago de Cuba, resultando em um vasto acervo fotográfico que agora compõe a exposição Cuba Contemporânea.

A exposição ficará em cartaz no Recife até o dia 22 de setembro. Em seguida, será exibida em Petrolina, no Sesc Petrolina, entre os dias 4 de outubro e 3 de novembro. A entrada é gratuita em ambas as cidades.

Serviço:
Exposição Cuba Contemporânea em Recife
Abertura: quinta-feira, 22 de agosto, às 18h
Período de visitação: 22/08 a 22/09, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h; e aos sábados das 14h às 18h
Arte Plural Galeria (Rua da Moeda, 140 – Bairro do Recife)
Entrada gratuita

Exposição Cuba Contemporânea em Petrolina
Abertura: sexta-feira, 04 de outubro, às 18h
Período de visitação: 04/10 a 03/11, de quarta a sexta-feira, das 8h às 19h; sábados das 16h às 20h; e domingos das 12h às 16h
Sesc Petrolina (Rua Pacífico da Luz, 618 – Centro, Petrolina – PE)
Entrada gratuita