Com algum atraso a lista das melhores faixas do mês traz hip hop, vozes femininas e boa música nacional
11- Tagore – “Ilhas Cayman”
A banda pernambucana Tagore fez a ponte Alemanha – centrão do Recife para o clipe de “Ilhas Cayman”, faixa que estará no aguardado disco Movido à Vapor, que sai ainda este ano.
10 – Emicida e Pitty – “Hoje Cedo”
Mantendo alta a expectativa para seu primeiro disco de estúdio, o rapper Emicida lançou esta faixa com a participação de Pitty.
9 – PJ Harvey – “Shaker Aamer”
Atualmente em um momento de pausa depois do ótimo disco Let England Shake, a inglesa PJ Harvey lançou essa faixa-protesto para pedir a liberação do saudita Shaker Aamer, detido na prisão de Guantánamo, em Cuba.
8 – Chance The Rapper – “Everybody’s Something”
Um dos nomes mais interessantes do hip hop este ano, o jovem Chance The Rapper fez uma mixtape propondo novas ideias no gênero. “Everybody’s Something”, foi uma das faixas escolhidas para ganhar clipe.
7 – Alice Caymmi – “Iansã”
Revelação da música brasileira, a carioca Alice Caymmi prepara o seu segundo disco. A primeira amostra é esse “Iansã”, que é uma versão de uma música gravada por Maria Bethânia em 1972. É possível perceber o quanto ela herdou a voz rouca e grave de seu avô, Dorival.
6 – Ariel Pink featuring Jorge Elbrecht – Hang On to Life
Ariel Pink lançou essa faixa ao lado do artista Jorge Elbrecht, que hoje faz parte do Violens. É um trabalho melancólico e bastante experimental, seguindo a linha escolhida pelos dois como diferenciação na cena independente.
5 – Esperanza – “Sem Porquê”
A banda curitibana Sabonetes mudou de nome e retorna em 2013 com outro nome, Esperanza. Para esta nova fase, o grupo lançou um trabalho homônimo, todo gravado ao vivo, em um único take. “Sem Porquê” é o primeiro single.
4 – Amplexos – “Sim”
Candidato a um dos melhores clipes do ano, o Amplexos lançou esse ótimo “Sim”, que por sinal é também uma das melhores faixas do grupo.
3- Earl Sweatshirt feat. Vince Staples and Casey Veggies – “Hive”
Doris, o aguardado disco do rapper Earl Sweatshirt, ganhou mais esse “teaser” com a faixa “Hive”, uma batida violenta que tem a participação de Vince Staples e Casey Veggies.
2 – Silva – “Moletom”
Silva vem aos poucos conquistando fãs além do cenário indie – dias desses o vimos no programa de Fátima Bernardes. Enquanto planeja seu segundo disco, ele trabalha Claridão, trabalho que o revelou como um dos nomes promissores do pop nacional. “Moletom” traz um apelo melódico que mostra o talento dele em criar temas de fácil digestão, mas sem ser óbvio.
1 – Annie – “Invisible”
A norueguesa Annie passou um tempo sumida, mas retorna em 2013 mostrando que ainda faz parte da nata do pop. Propondo texturas e batidas que vão além do óbvio, ela pegou referências dos anos 1990 nesta batida viciante “Invisible”, a melhor faixa do mês passado.