Marina Melo lança “Doutor”, 2º single de seu novo disco, em encontro inédito com Otto

Composição da paulistana versa sobre uma Terra adoecida, e é a última antes da chegada do novo álbum, depois de seis anos desde o último trabalho

MarinaMelo Otto @ nayron @dreamland.digital 3
(Foto: Nayron Rodrigues/ Divulgação)

Aumento de secas, enchentes, queimadas florestais, agravamento de eventos climáticos extremos, piora da qualidade do ar, desequilíbrio nos ecossistemas, alterações nos padrões climáticos e outros desastres naturais. São inúmeras as consequências da ebulição climática. Para além de nós, é como se a Terra também estivesse adoecendo em tempos de capitalismo tardio. É nesse contexto – que inclui desvarios norte-americanos à propostas de árvores artificiais em meio a uma Amazônia em franco desmatamento – que Marina Melo compõe “Doutor”, segundo single de seu novo álbum.

A gravação, que conta com produção musical de Luiza Brina , responsável pela produção do disco, traz ainda colaboração inédita: o pernambucano Otto divide os vocais com a paulistana, e dá eco ao grito ambientalista da canção. O lançamento chega às plataformas de streaming neste 3 de abril pelo selo dobra discos , com distribuição da Altafonte Brasil .

De Roberto Carlos a Luiz Gonzaga, passando por Guilherme Arantes e Caetano Veloso, o planeta em que vivemos, do ponto de vista ambiental, é cantado há poucas décadas, e a consciência da necessidade de sua preservação também é recente. Na construção do cancioneiro se dedicou a essa luta, as abordagens foram mudando, se tornando mais subjetivas e ainda mais políticas, desde Chico Science e Nação Zumbi até Luiza Lian ou Luiza Brina. Agora, Marina Melo se une a Otto e absorve o coro descontente com abordagem lúdica, mas também forte.

unnamed1
(Foto: Laís Aranha/ Divulgação)

Entre a reflexão e o pedido de socorro, Marina Melo apresenta um personagem em cena: alguém doente procura um médico e apresenta sintomas consideráveis como febre, suor, mudanças de temperatura – um paciente sofre um ataque. Entretanto, o inferno em questão se revela na própria Terra.

De maneira mais ampla, Doutor também se conecta diretamente ao primeiro single do novo álbum da artista, lançado no final de fevereiro. Prometeu abordar a profusão de prédios nas grandes cidades, e a falta de perspectiva para o céu nas metrópoles, através de uma paixão distópica por um emoji – o emoji da via láctea, o único lugar onde seria possível admirar o céu.

Na gravação, que deu início ao processo de lançamento do álbum, o artista conta com a participação de Maurício Pereira , que agora se junta a Otto entre as colaborações do disco. A previsão de lançamento do álbum é para maio de 2025, pelo selo dobra discos.

unnamed2
Capa do single (Divulgação)