Marina Abramović desenvolverá projeto artístico na Usina de Arte em Pernambuco

A inauguração está prevista para acontecer no primeiro trimestre de 2024, com a presença da artista.

marina
A artista com os responsáveis pela Usina. (Foto: Charles Johnson/Divulgação.)

A artista sérvia Marina Abramović irá desenvolver projeto artístico na Usina de Arte, na cidade de Água Preta, Mata Sul de Pernambuco. A inauguração está prevista para acontecer no primeiro trimestre de 2024, com a presença da artista.

Marina Abramović está atualmente em cartaz na Royal Academy, em Londres, com exposição retrospectiva aos seus 50 anos de carreira. Ela é a primeira mulher em 255 anos a ocupar todas as salas do museu britânico com uma individual.

A artista Marina Abramović retorna o seu olhar para o Nordeste brasileiro como ambiente fértil para o seu trabalho. Dessa vez, para a Usina de Arte, em Água Preta, na Mata Sul de Pernambuco, que receberá a primeira obra da sérvia em espaço aberto ao público no Brasil.

Na última terça-feira (21), na capital inglesa, a pioneira na performance artística teve uma reunião de trabalho com os fundadores do equipamento pernambucano, o casal Ricardo e Bruna Pessoa de Queiroz, e o curador do espaço, Marc Pottier, para afinarem o projeto previsto para o primeiro trimestre de 2024.

Ainda em março deste ano, o diretor artístico de Abramović, Hugo Huertas, passou uma temporada na Usina para processos de pesquisa e residência. Atualmente, são mais de 40 obras e instalações que compõem o acervo do equipamento assinadas por nomes como Alfredo Jaar, Regina Silveira, Matheus Rocha Pitta, Juliana Notari, Marcio Almeida, José Spaniol e grande elenco.

“Além do privilégio que é contar com o talento de Marina Abramović para os novos passos da Usina de Arte, esse projeto também endossa o nosso movimento de internacionalização, sempre com trabalhos que dialoguem com o contexto de onde estamos inseridos. É exemplo a nossa última inauguração, a obra “Claro-Escuro”, do chileno Alfredo Jaar, que assume novos contextos neste lugar”, registra Bruna Pessoa de Queiroz, presidente da Usina de Arte.

Sobre a Usina de Arte

Instalado onde funcionou a Usina Santa Terezinha (maior produtora de álcool e açúcar do Brasil nos anos 1950), na cidade de Água Preta, Mata Sul de Pernambuco, projeto Usina de Arte conecta arte, cultura e meio ambiente, a partir de um museu de arte contemporânea ao ar livre, dentro de um Parque Artístico Botânico.

Nele, estão instaladas mais de 40 obras e instalações de nomes como Regina Silveira, Geórgia Kyriakakis, Saint Clair Cemin, José Spaniol, Matheus Rocha Pitta, Juliana Notari, José Rufino, Flávio Cerqueira, Bené Fonteles, Hugo França, Paulo Bruscky, Denise Milan, Marcelo Silveira, Liliane Dardot, Marcio Almeida, Frida Baranek, Artur Lescher, Carlos Vergara, Júlio Villani, Iole de Freitas e Vanderley Lopes.