O Festival Carambola chega a sua sétima edição em Maceió (AL) com shows de Margareth Menezes, Chico César, Rico Dalasam, Bala Desejo e grande elenco. Trazendo um lineup que valoriza a música brasileira e projetos oriundos da cena alagoana, o evento acontece nos dias 17 e 18 de março, no Summer Club Jacarecica.
A sexta (17) tem entrada grátis, mas o Festival informa que o acesso está sujeito a capacidade de lotação. As atrações da noite são, além de Chico César, completamente alagoanas, com Llari Gleiss, Mary Alves e a banda Vibrações.
Já no sábado (18), com ingressos a venda no doity, Margareth Menezes convida Josyara, se apresentam também Andréa Laís, Bruno Berle, Bala Desejo, Rico Dalasam, Allan da Costa, Potyguara Bardo, Àttooxxá e Huná.
Nesta edição, o Festival celebra e reverencia o legado de Nelson da Rabeca, ícone da cultura alagoana, como temática central. Nelson dos Santos foi trabalhador rural na lavoura de cana-de-açúcar e, aos 54 anos, após ver uma apresentação de violino na televisão, reconheceu-se músico e passou a confeccionar e a tocar rabecas, de forma autodidata. Construiu mais de 6 mil rabecas e lançou quatro álbuns no decorrer de sua carreira, contando com composições de pé-de-serra, xote e baião. O mestre Nelson da Rabeca, recebeu em 2009 o reconhecimento como Patrimônio Vivo do Estado de Alagoas e foi um dos maiores representantes da música regional alagoana.
O Festival Carambola 2023 é apresentado pela cervejaria Devassa, tem patrocínio do FYS e é fruto de uma correalização com a Prefeitura de Maceió através da Fundação Municipal de Ação Cultural de Maceió (FMAC).