O cineasta brasileiro Marcelo Caetano, diretor do premiado filme Baby, fará parte do júri da Queer Palm 2025, prêmio paralelo do Festival de Cannes dedicado a filmes com temática LGBTQIA+. Criada há 15 anos, a premiação contempla produções de todas as mostras do festival e se destaca como uma das principais distinções do cinema queer no cenário internacional.
Este é o segundo ano consecutivo que Caetano marca presença em Cannes. Em 2024, o cineasta concorreu à Queer Palm com Baby, longa que estreou na Semana da Crítica e se consolidou como um dos destaques do circuito internacional: foi exibido em mais de 80 festivais ao redor do mundo e conquistou 28 prêmios – entre eles, o Redentor de Melhor Filme, no Festival do Rio, e o Rising Star Award, em Cannes. Atualmente, o filme está em cartaz na França (sétima semana), Suíça (sexta), República Tcheca (terceira) e Grécia (segunda).
“Quando a gente é jurado, nos damos conta de como é difícil escolher apenas um filme entre uma produção tão vibrante e diversa. Ao mesmo tempo, é uma responsabilidade imensa, pois toda escolha de um júri é também um manifesto. Nesse caso, é comunicar nosso desejo para os rumos do cinema queer”, comenta Marcelo Caetano.
“O meu desejo é chegarmos em uma Queer Palm que revele um autor para o cinema queer mundial. Assim como aconteceu quando Lucas Dhont, Celine Sciama e Alain Guiraudie receberam a Queer Palm. Prêmios podem mudar a trajetória de filmes e colocar novos nomes no mapa. E é uma honra integrar um júri com tanta gente que acompanho e admiro”, disse Caetano.
O Festival de Cannes acontece na França entre os dias 13 e 24 de maio. O Brasil será representado na Seleção Oficial com O Agente Secreto, de Kléber Mendonça Filho. Veja a lista completa de filmes.


