O Ginásio da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) abriga, até o dia 13 de agosto, o Mapa Gigante do Recife, uma intervenção artística e educativa de 450 m² que integra o projeto Cartografia dos Sentidos – Recife. A proposta oferece uma nova perspectiva da cidade ao permitir que o público caminhe sobre uma cartografia em grande escala, reconhecendo ruas, rios e bairros.
Com mais de 10 mil visitantes desde a abertura, a instalação atraiu estudantes, professores, crianças, autoridades públicas e representantes da sociedade civil. A iniciativa tem como objetivo sensibilizar a população para os impactos das emergências climáticas e estimular o engajamento em soluções ambientais para a capital pernambucana.

A programação inclui atividades lúdicas para o público infantil, visitas mediadas para escolas e comunidades, além de oficinas com pesquisadores. No dia 9 de agosto, o espaço será voltado às crianças, e no dia 12 ocorre a oficina Redescobrindo Recife, em parceria com o RacLab da UFRPE.
Após o encerramento no campus, o projeto seguirá em formato itinerante por diferentes pontos da cidade, incluindo escolas públicas e unidades do Compaz.
Serviço:
Local: Ginásio do Departamento de Educação Física da UFRPE – Recife
Período: Até 13 de agosto
Horário: Das 9h às 17h
Entrada: Gratuita
Programação:
09/08 – Recife embaixo dos pezinhos: atividades lúdicas para crianças (9h às 17h)
12/08 – Oficina Redescobrindo Recife: parceria com RacLab/UFRPE (14h)
Realização: Instituto Casadágua
Patrocínio: Banco do Nordeste – Governo Federal
Apoio: Prefeitura do Recife, UFRPE, FADURPE


