Mangue Movimento: Aula espetáculo sobre o manguebeat inicia temporada no Recife

O projeto oferece um formato íntimo e educativo sobre a história e o impacto do movimento

Copia de Imagem post padrao 4
Foto: Divulgação.

O projeto Mangue Movimento começa neste mês de agosto com uma série de apresentações que revisitam a história do manguebeat, um dos movimentos culturais mais marcantes do Brasil desde o Tropicalismo. A aula espetáculo, que conta com a participação do músico Fred Zeroquatro e do jornalista e DJ Renato L, foi aprovada no Funcultura 2023 e será realizada em 5 equipamentos culturais do recifenses.

A estreia está marcada para este domingo (4), às 16h, na área externa do Museu do Estado de Pernambuco, em Recife. O formato do projeto combina uma discotecagem ao vivo com dois toca-discos e um mixer, onde os artistas selecionam e comentam faixas e capas de discos em vinil que são fundamentais para a compreensão do manguebeat.

FOTO 2
Foto: Divulgação.

O projeto, que também abordará questões como a precarização do trabalho dos músicos e mudanças na produção e consumo cultural, segue com apresentações em Recife e Olinda até setembro. A programação inclui shows no Teatro Arraial (7 e 22 de agosto), Torre Malakoff (28 de agosto e 8 de setembro), Museu de Arte Sacra de Pernambuco (1 de setembro) e Casa da Cultura (4 de setembro). Todas as apresentações são gratuitas, com ingressos disponíveis para retirada no local.

Mangue Movimento é produzido pela Janela Gestão de Projetos, com apoio do Funcultura, Fundarpe – 50 Anos, Secretaria de Cultura de Pernambuco e Governo do Estado de Pernambuco, além dos equipamentos culturais Museu do Estado de PE, Torre Malakoff, Teatro Arraial, Museu de Arte Sacra de Pernambuco e Casa da Cultura.