O cantor e compositor recifense Lula Queiroga lança seu novo disco Capibaribum, inspirado no Rio Capibaribe que banha Pernambuco, que sai na sexta (5). A capa traz uma capivara nadando submersa feita com inteligência artificial, a partir de projeto dos designers Mateus Alves e Guilherme Queiroga.
O disco é o primeiro álbum de inéditas de Lula Queiroga desde Aumenta o Sonho (2017) e foi feito em parceria com Yuri Queiroga. O disco trará ainda vocais de Chico César, Martins, Marcelo Falcão, Zé Renato e Ylana.
Em conversas entre Lula e os meninos sobre o que o inspirou a criar o disco, o artista lembrava sempre do sobrevoo de helicóptero que fez da nascente do rio até a capital pernambucana, enquanto dirigia um projeto audiovisual. “Ao longo de seus 240 quilômetros, vi o rio mudando de forma várias vezes. Ora sumindo entre pedras, renascendo mais volumoso à frente, virando represa, tornando-se um grande lago com ilhas ou caindo em cachoeira, além de capturar comunidades ribeirinhas, cidades e vilarejos às suas margens”, contou Lula, por e-mail.
As imagens digitais desse filme não eram suficientes para compor um projeto gráfico. Os relatos, ricos em detalhes, com acréscimo das emoções e cenários descritos e ampliados por Lula, ganharam a percepção de Guilherme, que usou a inteligência artificial para dar vida a imagens que uniam o real documentado com o fantástico relatado, recriando, assim, o imaginário do artista em todo o material gráfico do álbum.
A partir daí, as imagens foram processadas e retocadas por Mateus, diretor de arte e designer do projeto. “Fui adicionando elementos feitos à mão e texturas orgânicas percebidas nas faixas, tentando trazer para o gráfico o que eu sentia a partir delas. Por vezes, mais ruidosas, potentes e distorcidas, e em outros momentos, mais leves e sóbrias. Uma tentativa de intervir com inteligência natural e humana, fazendo da inteligência artificial um meio de produção gráfica, mas não um fim”, explica Mateus.
Capibaribum estará disponível nesta sexta (5) em todas as plataformas digitais.