Lula parabeniza Fernanda Torres por ligação pela vitória inédita no Globo de Ouro

Presidente exaltou a importância simbólica do prêmio para a cultura brasileira, enquanto atriz destacou o contexto político e a defesa da democracia

Copia de Imagem post padrao 2 2
Foto: Reprodução (X) e Shayan Asgharnia/Divulgação.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva parabenizou, nesta segunda-feira (6), a atriz Fernanda Torres pela conquista do Globo de Ouro de Melhor Atriz em Filme de Drama, feito inédito para uma brasileira. Torres foi premiada pelo papel de Eunice Paiva no filme Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles.

Em uma ligação divulgada nas redes sociais do presidente e da primeira-dama, Janja da Silva, Lula expressou seu entusiasmo com a vitória da atriz: “Um milhão de parabéns para você, querida”, afirmou. Em resposta, Fernanda Torres destacou a relevância do prêmio, especialmente no contexto atual da cultura e da arte no Brasil. “Tão bonito vir esse prêmio agora, numa hora dessas. Uma coisa tão linda para a cultura, para a arte, que foi tão atacada. E durante tua presidência, isso é muito lindo”, disse a atriz.

A conversa entre o presidente e a atriz abordou também a importância simbólica da premiação, ocorrida a poucos dias do aniversário dos ataques de 8 de janeiro, que marcaram dois anos dos atos de violência contra as sedes dos Três Poderes em Brasília. Lula mencionou o contexto político, ressaltando a relevância da vitória para o Brasil nesse momento. “Sobretudo, isso acontecer para você faltando dois dias para a gente fazer o ato em defesa da democracia”, afirmou o presidente.

A atriz também destacou a importância do filme e da defesa da democracia no Brasil, em resposta ao comentário de Lula sobre os desafios enfrentados pelo país. “Eu quero ver se a gente consegue transformar 2025 num ano de defesa da democracia, contra a extrema direita, contra os fascistas, pra gente fazer a nossa juventude aprender o que é democracia, pra ela saber o valor da democracia”, completou o presidente.

Além disso, Lula mencionou com carinho Fernanda Montenegro, mãe da atriz. “Eu fico imaginando o orgulho da filha querida, da filha artista”, disse o presidente. Confira o vídeo aqui.

A vitória de Fernanda Torres no Globo de Ouro representa um marco para o cinema brasileiro. Ela superou outras grandes atrizes internacionais, como Pamela Anderson, Angelina Jolie, Nicole Kidman, Tilda Swinton e Kate Winslet, e tornou-se a primeira brasileira a vencer na categoria de Melhor Atriz em Filme de Drama.

Ainda Estou Aqui já se consolidou como um fenômeno de público e crítica, com mais de 3 milhões de ingressos vendidos no Brasil e destacando-se em diversas premiações internacionais. A vitória de Torres no Globo de Ouro aumenta as expectativas de uma possível indicação do filme ao Oscar 2025, cuja lista de indicados será divulgada em 17 de janeiro.