O músico pernambucano Lucas dos Prazeres está celebrando seus 40 anos com um lançamento musical de grande significado cultural. Hoje (11), o artista apresenta ao público o clipe Planeta Maracatu, uma obra que não apenas celebra sua trajetória artística, mas também presta homenagem às ricas tradições culturais do estado de Pernambuco.
O clipe, que serve como uma prévia para o novo álbum de Lucas dos Prazeres intitulado Traçado, previsto para ser lançado em julho deste ano, é uma ode às Nações de Baque Virado, às Calungas de Pernambuco e aos grupos percussivos que mantêm viva a tradição do maracatu em diversas partes do mundo.
- Leia também: Pátio de São Pedro celebra Dia da Consciência Negra com Lucas & a Orquestra dos Prazeres, debates e feira
“Do Recife a Paris, de Nova York a Tóquio, o maracatu inspira artistas, amantes da nossa música percussiva. Como Ministro de música do Quilombo dos Prazeres, reverencio todas as Nações de Baque Virado. Nosso maracatu é um elo entre o passado e o presente, apontando para o futuro entre os terreiros e quintais e os palcos ao redor do mundo, sempre transcendendo barreiras geográficas e temporais”, disse o músico.
Além de compor e cantar a música, Lucas dos Prazeres foi responsável por gravar as percussões e fazer os arranjos, além de assumir a produção fonográfica e direção musical. O clipe também conta com a participação especial de Pepe da Silva, responsável por viola 12 cordas, bandola e coro vocal, e Anderson Vieira, babalorixá que contribuiu com uma reza para Xangô.
A produção do clipe envolveu uma equipe técnica talentosa, incluindo profissionais responsáveis pela direção de criação, figurino, produção executiva e assessoria de imprensa, entre outros.