Luana Tavares assina primeiro EP da carreira musical solo: “Outro Astral”

Com três faixas, EP marca um novo momento na carreira da artista

Copia de Copia de Post Noticias 1
(Foto: Manu Leite/ Divulgação)

Luana Tavares celebra o lançamento do EP Outro Astral, trabalho de estreia da carreira solo da artista pernambucana autoral. Na cena da música independente local, a cantora e compositora – antes mulher, negra e com raízes na Zona da Mata Norte (natural de Goiana) – tem conquistado espaço como voz feminina da cultura preta e do interior e consequentemente sendo protagonista.

“Em Outro Astral existe uma reconstrução pelo afeto, pela espiritualidade e pela palavra. Cada música é um portal, um passo rumo à libertação interior e à afirmação de uma nova frequência: mais leve e mais inteira”, declara Luana Tavares.

A chegada do EP é fruto da 1ª colocação conquistada no prêmio Pré-AMP 2024,  por meio da Mostra AMP de Música. A produção musical de Outro Astral tem a assinatura de Lêdo Ivo Jr, com captação, masterização e mixagem realizadas por Marco Melo. As faixas são “Bem Me Quero”; “Orí”, essa com a participação da artista recifense Poli, e “Eu Sou”, nessa sequência.

“A canção ‘Bem Me Quero’ traz versos de libertação e autoafeto. Já a música ‘Orí’ é em respeito ao destino, ao sagrado e à força do corpo como morada ancestral. Para concluir, ‘Eu Sou’ declara com firmeza a chegada em um novo estado de espírito, um novo astral, onde me reconheço como presença plena”, acrescenta.

“O lançamento do EP é um movimento de dentro para fora, dentro de um universo onde a personagem se reencontra em si e vive cada palavra, como uma borboleta que rompe o casulo e encontra suas asas pela primeira vez. Cada música foi escrita em um momento de reinvenção, para lembrar que nós, mulheres negras, somos e podemos ser, pois a força ancestral cura. ‘Outro Astral’ é sobre resistência e amor, mas também sobre leveza, sobre se permitir florescer”, conta.

A capa do EP Outro Astral e assinada pelo artista pernambucano Melo Brau
Capa do EP (Créditos: Melo Brau/ Divulgação)

Luana Tavares disponibiliza as músicas da sua carreira nas plataformas digitais desde 2020, quando estreou com o clipe e som “Reconstruir”. Em 2022, lançou o álbum “Boca da Mata” (ao vivo), sendo o primeiro da própria discografia, com letras compostas por narrativas da ancestralidade e cultura negra. Também tem transmissão do “Boca da Mata”, disponível no YouTube, com gravação no Sesc Ler Goiana. No ano de 2023, mais duas canções foram lançadas: “Outra Astral”, com participação da cantora Surama Ramos, de Jaboatão dos Guararapes/PE, e “Feminina Deusa”. Já em 2024, “Flecha Negra” foi o lançamento da vez e que agora vem antes deste atual EP.