Lourival Cuquinha traz ao Recife “Transição de Fase”, projeto que desenvolve com imigrantes camelôs

Exposição contará com cinco obras que narram histórias de imigrantes em busca de melhores oportunidades de vida

Copia de Imagem post padrao 2 8
Foto: Alonso Laporte/Divulgação.

O artista visual pernambucano Lourival Cuquinha apresenta, entre os dias 24 e 28 de setembro, no Recife, o projeto Transição de Fase, que retrata a realidade de imigrantes que atuam como camelôs em grandes centros urbanos brasileiros. As obras estarão expostas no Pátio de São Pedro e na Rua da Imperatriz, em uma instalação pentagonal de cobre. A exposição contará com áudios de entrevistas realizadas com imigrantes.

Com mais de 150 obras produzidas ao longo de uma década, o projeto visa expandir a visibilidade dos indivíduos que fogem da pobreza, violência e guerras, buscando melhores oportunidades de vida.

Lourival Cuquinha, em sua trajetória artística, destaca a importância de compreender as dinâmicas dos imigrantes. “Antes de mais nada: o que é trabalho? O sujeito que emigra é um corpo movente por ele próprio; também o é quando trabalha ambulando pelo território estrangeiro que vai se tornando cada vez mais dele”, afirma o artista.

A instalação inclui cinco obras, dentre elas a Transição de Fase // Eloy, criada em 2015. As outras obras, ainda inéditas, são fruto de uma pesquisa realizada nas ruas do Recife no primeiro semestre deste ano. Dois imigrantes senegaleses, Momar Mbaye e Amâdou Touré, e duas venezuelanas, Noelis Quijada e Maria Warao, foram escolhidos para participar do projeto.

O projeto Transição de Fase já foi exibido em instituições culturais, como o Museu de Arte Moderna de São Paulo e a Art Brussels, na Bélgica. A exposição no Recife contará com mediadores e todas as obras serão audiodescritas.

Pernambuco atualmente registra a maior quantidade de imigrantes já documentada, com 9.856 estrangeiros registrados em 2021, conforme dados da Polícia Federal. A recente Lei N° 18.798, sancionada em 2021, estabelece as bases para a Política Municipal de Promoção dos Direitos dos Migrantes e Refugiados. A exposição Transição de Fase reflete a interseção entre arte e realidade social, promovendo um espaço de escuta e reflexão sobre as dinâmicas migratórias contemporâneas.

Serviço:
Transição de Fase | Recife
Instalação de Lourival Cuquinha
24, 25, 26 e 27 de setembro: Pátio de São Pedro, das 10h às 18h
28 de setembro: Feira Imperatriz das Artes, Rua da Imperatriz, das 13h às 20h