O artista visual pernambucano Lourival Cuquinha apresenta, entre os dias 24 e 28 de setembro, no Recife, o projeto Transição de Fase, que retrata a realidade de imigrantes que atuam como camelôs em grandes centros urbanos brasileiros. As obras estarão expostas no Pátio de São Pedro e na Rua da Imperatriz, em uma instalação pentagonal de cobre. A exposição contará com áudios de entrevistas realizadas com imigrantes.
- Leia também: Amanda Melo da Mota e Cristiano Lenhardt inauguram mostra “Murucututu” na Galeria Amparo 60
Com mais de 150 obras produzidas ao longo de uma década, o projeto visa expandir a visibilidade dos indivíduos que fogem da pobreza, violência e guerras, buscando melhores oportunidades de vida.
Lourival Cuquinha, em sua trajetória artística, destaca a importância de compreender as dinâmicas dos imigrantes. “Antes de mais nada: o que é trabalho? O sujeito que emigra é um corpo movente por ele próprio; também o é quando trabalha ambulando pelo território estrangeiro que vai se tornando cada vez mais dele”, afirma o artista.
A instalação inclui cinco obras, dentre elas a Transição de Fase // Eloy, criada em 2015. As outras obras, ainda inéditas, são fruto de uma pesquisa realizada nas ruas do Recife no primeiro semestre deste ano. Dois imigrantes senegaleses, Momar Mbaye e Amâdou Touré, e duas venezuelanas, Noelis Quijada e Maria Warao, foram escolhidos para participar do projeto.
O projeto Transição de Fase já foi exibido em instituições culturais, como o Museu de Arte Moderna de São Paulo e a Art Brussels, na Bélgica. A exposição no Recife contará com mediadores e todas as obras serão audiodescritas.
Pernambuco atualmente registra a maior quantidade de imigrantes já documentada, com 9.856 estrangeiros registrados em 2021, conforme dados da Polícia Federal. A recente Lei N° 18.798, sancionada em 2021, estabelece as bases para a Política Municipal de Promoção dos Direitos dos Migrantes e Refugiados. A exposição Transição de Fase reflete a interseção entre arte e realidade social, promovendo um espaço de escuta e reflexão sobre as dinâmicas migratórias contemporâneas.
- Leia também: Entenda a controvérsia entre herdeiros de Tarsila do Amaral e certificação de obra pela Tarsila S/A
Serviço:
Transição de Fase | Recife
Instalação de Lourival Cuquinha
24, 25, 26 e 27 de setembro: Pátio de São Pedro, das 10h às 18h
28 de setembro: Feira Imperatriz das Artes, Rua da Imperatriz, das 13h às 20h