Pensando em chamar a atenção para a beleza e importância da preservação dos arrecifes de corais as artistas Maria Eduarda Belém e Mariana Belém criaram o projeto Loiça Coral, cuja exposição abre na próxima quarta-feira (13), às 19h, no Museu Murillo La Greca, na rua Leonardo Bezerra Cavalcante, 366, Parnamirim.
A proposta do projeto é criar um painel composto por pratos de louça pintados artesanalmente, representando os arrecifes de coral. A escolha da porcelana como suporte se deve à sua tridimensionalidade e natureza mineral, semelhante aos esqueletos dos corais. A pintura manual em porcelana foi selecionada por ser um processo tradicional que remonta ao século VI. Cada peça é única, pintada à mão, e reflete a dedicação e a paixão das artistas pelo mar e seus habitantes. Além disso, as artistas criaram também um painel surpresa que não estava previsto no projeto inicial.
A criação das peças é um processo totalmente artesanal, com desenhos, croquis, testes de cor e queima para alcançar o resultado desejado. Cada prato é pintado individualmente e depois queimado em alta temperatura, o que permite a fixação da tinta aplicada. Somente após essa etapa, as peças estarão prontas para a montagem do painel.
O projeto também prevê uma ação educativa. As artistas realizarão um bate-papo com o público, contando com a participação de uma bióloga pesquisadora e especialista em arrecifes de coral. Será uma oportunidade para discutir a importância da preservação desses ecossistemas e conscientizar as pessoas sobre o alarmante processo de degradação que estão enfrentando.
De acordo com elas, a exposição “Loiça Coral” é um trabalho que busca provocar o público a refletir sobre a relação simbiótica entre a cidade do Recife e os arrecifes de coral que a protegem. Além de sua relevância histórica e geográfica, os corais desempenham um papel fundamental no equilíbrio ambiental da vida marinha. A exposição Loiça Coral fica em cartaz até o dia 02 de fevereiro convidando o público a refletir sobre a beleza e a fragilidade dos oceanos.