Um dos grandes artistas brasileiros, Lô Borges está sempre em atividade, pensando em projetos, novas parcerias e, neste ritmo, tem lançado um álbum por ano desde 2019. “Compor, fazer música é uma coisa imperiosa para mim. É como beber água”, revelou o cantautor mineiro.
“Tobogã”, seu próximo álbum, será lançado dia 23 de agosto e teve um início inusitado em 2023, fruto de uma amizade à distância, sustentada por correspondências online, com a médica e poeta Manuela Costa, uma conhecida de longa data. “Fiquei impressionado com os poemas que ela me enviou. Eram criativos, surpreendentes. Até que um dia, falei: vamos inverter esse negócio? Vou mandar uma música para você fazer a letra. Vamos ver se conseguimos nos tornar parceiros” explicou Lô. A provocação funcionou e assim foram surgindo as canções.
O primeiro single, a faixa-título “Tobogã”, leva o mesmo nome do livro de memórias que Salomão Borges, pai de Lô, escreveu em 1987. Uma das estrofes ilustra a admiração do filho pela sabedoria do pai: “Meu grande pai com sal nas mãos me dizia/ A vida é um tobogã/ O tempo é uma abstração da mente/ E eu quero a sua bem sã”. Quando ele já tinha gravado, sentiu que ficaria melhor tendo uma voz feminina cantando junto. “Foi como se eu escutasse a voz da Fernanda Takai. E aí a convidei para participar e a música ficou completa” finalizou Lô.