O livro História Ilustrada dos 100 anos do Cinema em Pernambuco, dos jornalistas Germana Pereira e Ernesto Bastos, é uma obra que celebra a história cinematográfica do estado. Com 153 páginas, publicado pela editora Tangram Cultural com incentivo do Funcultura Audiovisual, o livro aborda a produção pernambucana ao longo de um século. O lançamento está agendado para o dia 06 de maio, no Cinema da Fundação do Derby, às 19 horas.
A obra segue a cronologia do cinema em Pernambuco, tendo como ponto de partida o ano de 1923, marcado pelo início da produção do longa-metragem Retribuição, considerado o primeiro filme de ficção feito no estado. Desde então, o cinema pernambucano vem trilhando uma jornada composta de marcos e momentos significativos.
Ernesto Bastos, um dos autores do livro, compartilhou sua visão sobre a obra. “Esse livro vem para somar nessa grande produção que já temos sobre o cinema pernambucano”, disse em entrevista à Revista O Grito!. “Acho que, com o tempo, essa história foi se tornando mais densa. O livro chega em um momento de 100 anos com produções reconhecidas não só no Brasil, mas em vários países. É uma história fantástica e o livro faz jus a isso.”
Ao longo das páginas, os leitores serão conduzidos por diferentes períodos da história cinematográfica de Pernambuco, desde o Ciclo do Recife (1923-1931) até a fase mais recente, que conta com nomes como Marcelo Gomes, Kleber Mendonça Filho, Renata Pinheiro e Marcelo Pedroso, entre outros.
O livro é fruto de uma pesquisa densa, que incluiu consultas ao Arquivo Público Estadual, aos arquivos do Diario de Pernambuco e da Fundação Joaquim Nabuco. O resultado é uma curadoria de imagens, textos, uma linha do tempo e um compilado bibliográfico que resgatam momentos cruciais da trajetória do cinema no estado.
- Leia também: Retratos Fantasmas, em busca do Recife perdido
História Ilustrada dos 100 anos do Cinema em Pernambuco é uma homenagem aos realizadores, artistas, técnicos, produtores e entusiastas que contribuíram para a construção da identidade cultural de Pernambuco através do cinema.