As Linhas Tortas dos Imprestáveis é o primeiro livro do jornalista e cineasta Amin Stepple Hiluey, paraibano que trocou Campina Grande pelo Recife. Vítima de câncer, em dezembro de 2019, ele organizou toda a obra enquanto estava doente. O desejo era publicar ainda em vida a sua criação, mas não deu tempo e a tarefa ficou para a família. Agora, o título inédito chega ao público pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), com lançamento marcado para a quinta-feira, 9 de março, no Bar Central, no Recife.
Com 144 páginas, ilustradas pelo jornalista Ivan Maurício, o livro reúne 14 contos que falam de vida e de morte com o humor sofisticado e a ironia fina tão características de Amin. “São histórias divertidas, com um humor muito forte e, ao mesmo tempo, pesadas”, afirma Anarruth Corrêa, pedagoga e viúva do jornalista. “Os textos mostram o que ele estava sentindo naquele período, a perenidade da vida o incomodava, mas ele não falava abertamente, escrever os contos foi uma forma de dizer o que ele sentia e não verbalizava”, relembra.
Nas histórias inventadas por Amin, todas de ficção, há o personagem que é crucificado e esquecido na cruz (“O chocalho fatídico dos ossos”), há o relato impagável de um coveiro num cemitério para sepultamento de heterônimos (“Belas tumbas”), há uma convenção de sósias de Franz Kafka, realizada anualmente na data de morte do escritor (“Escrava sexual”), há uma morte que tinha medo da morte e virava o rosto ao passar pela frente de casa funerária (“Sais relaxantes para madame”).
A publicação de As Linhas Tortas dos Imprestáveis é uma homenagem a Amin Stepple, declara o jornalista Ítalo Rocha, contemporâneo de faculdade e amigo do cineasta por mais de 40 anos, responsável pelo texto do livro com a trajetória profissional do autor. O título traz ainda texto de apresentação escrito pelo jornalista Paulo Cunha e posfácio pelo oftalmologista e escritor Alvacir Raposo, um dos primeiros leitores dos contos.
SERVIÇO
Lançamento do livro As Linhas Tortas dos Imprestáveis
Data: Quinta-feira, 9 de março
Horário: 19h
Local: Bar Central (Rua Mamede Simões, Santo Amaro, Recife)
Aberto ao público