O arquiteto, professor e pesquisador José Luiz Mota Menezes (in memoriam), reconhecido pelo trabalho de preservação da memória e do patrimônio cultural de Pernambuco, terá mais uma de suas contribuições publicadas. O livro Olinda nos seus diversos momentos será lançado nesta sexta-feira (5), às 16h, no Instituto Histórico de Olinda, em evento aberto ao público e com intérprete de Libras para garantir acessibilidade.
- Leia também: “Desenhança”, de Rafael Sisant, une ilustrações e poesias para aproximar crianças da dança
A obra apresenta um panorama histórico, arquitetônico e artístico de Olinda, revisitando os diversos períodos da cidade, desde sua formação como vila no século XVI até a consolidação como sítio histórico. O conjunto arquitetônico, urbanístico e paisagístico de Olinda foi tombado pelo Iphan em 1968 e reconhecido como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela Unesco em 1982. Entre os destaques estão exemplares da arquitetura religiosa dos séculos XVI e XVII, como o Convento e a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, e o Convento de Nossa Senhora das Neves, parte do conjunto franciscano.

O projeto foi viabilizado com recursos do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura) e resultou na impressão de mil exemplares. Desse total, 250 serão distribuídos gratuitamente em escolas, bibliotecas públicas e instituições voltadas para pessoas com deficiência visual, como a SEAD e o Instituto de Cegos do Recife. A publicação também contará com versão digital acessível, incluindo audiodescrição das imagens por QR Code. As fotografias são assinadas por Josivan Rodrigues e os exemplares à venda terão preço de R$ 40.
“Mais do que um registro histórico, a publicação reafirma o legado de José Luiz Mota Menezes como pesquisador incansável da cultura pernambucana, que sempre buscou democratizar o acesso ao conhecimento e estimular a valorização da identidade e da memória coletiva do estado”, afirmou a produtora do projeto, Clarisse Fraga, diretora da Bureau de Cultura.
Serviço:
Lançamento do livro Olinda nos seus diversos momentos
Local: Instituto Histórico de Olinda – Av. Liberdade, 214, Carmo
Data: 5 de setembro (sexta-feira)
Horário: 16h
Entrada gratuita
Preço do livro: R$ 40


