O longa-metragem Luiz Gonzaga – Légua Tirana, dirigido por Diogo Fontes e Marcos Carvalho, irá percorrer o país em uma série de pré-estreias e pocket shows com o elenco da cinebiografia do rei do baião, que chegará aos cinemas de todo o Brasil em 21 de agosto.
Distribuído pela O2 Play, com patrocínio da Sungrow do Brasil e produção da Mont Serrat Filmes e Cinema no Interior, o longa-metragem conta com nomes como Luiz Carlos Vasconcelos, Cláudia Ohana, Tonico Pereira, Ivanildo Gomes Batoré (in memoriam), e Mestre Bule Bule.
A Légua Tirana Tour inicia em Recife, com apoio da Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE), na data de encantamento de Gonzagão, 2 de agosto, dia em que, no ano de 1989, ele transcendeu para a figura mitológica que é hoje.
O evento irá reunir os diretores e o interpretes de Luiz Gonzaga — Kayro Oliveira, Wellington Lugo, Chambinho do Acordeon e Joquinha Gonzaga — no tradicional Cine São Luiz, para uma exibição especial do filme, seguida por uma apresentação musical dos sanfoneiros que levam o legado de artista nas telas de cinema e nos palcos.
“Para nós, da Mont Serrat Filmes e do Instituto Cinema no Interior, Luiz Gonzaga – Légua Tirana é mais do que um filme: é um tributo vivo à força cultural do nosso povo, à memória de um artista que revolucionou a identidade musical brasileira e à potência das tradições e histórias contadas a partir do interior do país”, conta o diretor Marcos Carvalho. “Com a Légua Tirana Tour, queremos atravessar o Brasil levando essa celebração — não apenas por meio das pré-estreias, mas também através da música, do encontro e do diálogo com o público”, completa.

Durante todo o mês de agosto a tour passará por diversas cidades para promover o filme, além de Recife (PE), estão São Paulo (SP), Brasília (DF), Aracajú (SE), Salvador (BA), João Pessoa (JP), Juazeiro do Norte (CE), Serra Talhada (PE), Maceió (AL),Caruaru (PE), Fortaleza (CE) e Petrolina (PE).
“É uma grande honra iniciar essa jornada no dia 2 de agosto, em Recife, data simbólica que marca o encantamento de Luiz Gonzaga, e reunir os intérpretes do nosso eterno Gonzagão — cada um representando uma fase dessa trajetória lendária”, reforça o diretor Diogo Fontes. “Que cada sessão, cada cidade, cada sala de cinema e cada acorde de sanfona nos ajude a manter vivo esse patrimônio e legado deixado pelo nosso eterno Rei do Baião — e a espalhar ainda mais longe a cultura, a arte e o som do sertão”, exalta.
A Sungrow, em colaboração com a O2 Play, está apoiando a produção do longa-metragem “Luiz Gonzaga – Légua Tirana”. Samuel Costa, Gerente de Marketing da Sungrow no Brasil, explica que essa iniciativa é uma forma de conectar a energia renovável com a cultura e o impacto social.


