Legado de Mestre Cupijó é celebrado em show na CAIXA Cultural Recife

Espetáculo apresenta ritmos tradicionais da região amazônica

Copia de Imagem post padrao 4 2
Foto: Lilis Moreira/Divulgação.

Entre os dias 17 e 19 de abril de 2025, a CAIXA Cultural Recife recebe o espetáculo Baile do Mestre Cupijó: Herança Musical do Baixo Tocantins, com repertório voltado aos ritmos tradicionais da região amazônica, como Siriá, Banguê e Mambo. A apresentação é conduzida pela banda paraense Baile do Mestre Cupijó, formada em homenagem ao compositor José de Jesus Rodrigues, conhecido como Mestre Cupijó.

O show combina músicas autorais do grupo com composições do artista homenageado, incluindo faixas dos álbuns Siriá (1974) e Mestre Cupijó e Seu Ritmo (1975), que completam 50 anos. As apresentações incluem projeções visuais assinadas pelo artista Luan Rodrigues (Kambô Art), com o uso de elementos gráficos e recursos de realidade aumentada.

No dia 18, após a apresentação, haverá um bate-papo com os integrantes da banda sobre a trajetória e a importância cultural de Mestre Cupijó. A sessão do dia 19 contará com tradução em Libras.

Baile do Mestre Cupijó credito Lilis Moreira
Foto: Lilis Moreira/Divulgação.

Mestre Cupijó nasceu em Cametá (PA) e atuou como compositor, maestro e pesquisador da música popular da região do Baixo Tocantins. Foi um dos responsáveis pela difusão nacional de ritmos amazônicos como o Siriá, o Banguê e o Samba de Cacete. Em 2022, o Siriá foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Pará. No ano seguinte, a obra do músico também recebeu essa titulação.

A banda Baile do Mestre Cupijó tem atuado na preservação e atualização desse repertório. Em 2024, o grupo lançou seu primeiro álbum de estúdio, com 15 faixas. Entre elas está Caboclinha do Igapó, gravada com participações da cantora Dona Onete, do músico Felipe Cordeiro e do DJ Waldo Squash. A banda também participou do documentário Mestre Cupijó e seu ritmo, dirigido por Jorane Castro, sobrinha do compositor.

O projeto integra a programação comemorativa dos 45 anos da CAIXA Cultural e dos 13 anos da unidade de Recife. Em 2025, está prevista a inauguração da primeira unidade da instituição na região Norte, localizada em Belém (PA).

Serviço:
Baile do Mestre Cupijó: Herança Musical do Baixo Tocantins
CAIXA Cultural Recife – Avenida Alfredo Lisboa, 505, Bairro do Recife
De 17 a 19 de abril de 2025, às 20h
Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia)
Vendas a partir de 11 de abril, às 12h, no site da CAIXA Cultural
Sessão com tradução em Libras: 19 de abril
Bate-papo com a banda: 18 de abril
Classificação indicativa: Livre