Lançamento do Acervo do Vídeo Popular em Pernambuco reúne material histórico

Debruçado sobre material do MST, do SOS Corpo e da TV Viva, o Acervo do Vídeo Popular recuperou quase 200 fitas das décadas de 1980 e 1990

Copia de Imagem post padrao 3 9
Foto: Divulgação.

O projeto Acervo do Vídeo Popular em Pernambuco será oficialmente lançado nesta sexta-feira (26), às 18h, no Centro de Cultura Luiz Freire. Após dois anos de pesquisa e digitalização, o projeto resgata quase 200 fitas de vídeo das décadas de 1980 e 1990, provenientes do MST, SOS Corpo e TV Viva. O evento incluirá a exibição de oito filmes do acervo e uma roda de conversa sobre o impacto histórico desses registros. A entrada é gratuita.

A programação de lançamento contará com a exibição de filmes como Profissão Doméstica (1985), da TV Viva, cenas do grupo de Teatro Loucas da Pedra Lilás (1989), filmadas pelo SOS Corpo, e o discurso de Jaime Amorim em frente ao Fórum de São Bento do Una (1998), registrado pelo MST. O evento também marca os 40 anos da TV Viva, um dos principais coletivos de comunicação independente do Estado.

“O projeto nasce da pergunta: o que a produção audiovisual gestada na parceria entre realizadores e movimentos sociais no passado recente têm a nos ensinar hoje?”, explica Vinícius Andrade, coordenador da pesquisa. Segundo ele, essa produção participou e incidiu em acontecimentos decisivos de nossa história, como a campanha pelas eleições diretas e a formulação da constituição de 1988, ficando conhecida como Movimento do Vídeo Popular.

Caio Zatti, produtor e responsável pela gestão técnica, destaca a importância da preservação e compartilhamento: “O material vasto que digitalizamos tem a potência de narrar as lutas a partir do ponto de vista autônomo dos movimentos sociais e isso é precioso e não pode se perder com o tempo”.

Além da exibição, o projeto inclui a criação de um site/repositório que disponibilizará o acervo digitalizado e categorizado gratuitamente. O ciclo de exibições públicas seguirá para o Armazém do Campo, sede do SOS Corpo e Cinemateca Pernambucana.

O projeto conta com o incentivo do Sistema de Incentivo à Cultura da Prefeitura do Recife (SIC) e da Lei Paulo Gustavo.

Serviço:
Lançamento do projeto Acervo do Vídeo Popular em Pernambuco
Onde: Centro de Cultura Luiz Freire
Quando: sexta-feira (26/07) | Hora: 18h
Gratuito