Um dos maiores clássicos dos quadrinhos, a HQ Parábola, vai ganhar nova edição no Brasil. E agora, com o tratamento que merece. Escrita por Stan Lee e desenhada pelo quadrinista francês Moebius, a obra saiu por aqui uma única vez dentro da série Graphic Marvel, em 1989 (nos EUA, um ano antes). Estrelada pelo Surfista Prateado, a trama explorou possibilidades até então inéditas nos comics norte-americanos, como as divagações filosóficas.
A história mostra um possível ataque do gigante devorador de mundos Galactus à Terra. Stan Lee e Moebius criam com essa trama um conto sobre o papel da humanidade em um contexto universal, ao mesmo tempo que explora as vicissitudes dos habitantes do planeta. A genialidade da história está em abdicar da ação desenfreada de uma trama intergaláctica para experimentar em uma proposta intimista e metafísica nas HQs. A obra chamou muita atenção quando foi lançada originalmente e ganhou o prêmio Eisner de Melhor Série Limitada.
Moebius foi um colaborador bissexto das histórias em quadrinhos norte-americanos, mas Parábola ajudou a fazer sua fama na América. Nascido Jean Giraud, ele é mais conhecido por clássicos da HQ francesa como Garagem Hermética e O Incal. A maior parte dos seus trabalhos está sendo publicado atualmente pela Nemo. Moebius morreu em março de 2012.
Já Stan Lee dispensa apresentações para quem já leu algum gibi da Marvel na vida. O autor é criador de personagens famosos como X-Men, Homem-Aranha, Quarteto Fantástico, Hulk, entre outros. Atualmente trabalha no corpo de produção das adaptações de suas obras para o cinema.
Surfista Prateado – Parábola chega às bancas, livrarias e comic shops com acabamento de luxo (capa dura, papel couché) e 92 páginas. O preço não foi divulgado.