O cineasta pernambucano Kleber Mendonça Filho foi premiado neste sábado (24) com o troféu de Melhor Direção no Festival de Cannes, na França, por seu trabalho no longa-metragem O Agente Secreto. A produção brasileira, que concorreu à Palma de Ouro, obteve ainda o prêmio de Melhor Ator para Wagner Moura, além de dois reconhecimentos da crítica especializada.
- Leia também: Festival de Cannes | Festival de Cannes conquista prêmio de Melhor Ator por “O Agente Secreto”
Ambientado em Recife, no ano de 1977, O Agente Secreto é um thriller político que acompanha Marcelo (interpretado por Wagner Moura), um especialista em tecnologia que retorna à capital pernambucana após anos no exterior. Em busca de paz, ele se vê envolvido em um cenário de segredos e ameaças. O elenco conta ainda com nomes como Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone, Carlos Francisco, Alice Carvalho, Hermila Guedes e Roberto Diogenes..
O longa-metragem recebeu ainda o Prêmio da Crítica da Federação Internacional de Imprensa Cinematográfica (Fipresci) e o Prix des Cinémas d’Art et d’Essai, dedicado a obras com forte apelo junto ao circuito de cinemas de arte. Após sua primeira exibição no festival, o filme foi ovacionado por 13 minutos pelo público presente.
A distribuição de O Agente Secreto no Brasil será feita pela Vitrine Filmes. Nos Estados Unidos, a NEON, responsável por títulos como Parasita e Anora, será a encarregada pelo lançamento. A MUBI cuidará da exibição no Reino Unido e em outros países da América Latina.


