Karla Sofía Gascón irá ao Oscar 2025 após ser afastada da campanha de “Emilia Pérez”

Após ter sido retirada da campanha oficial do filme devido a publicações controversas, atriz terá suas despesas para o evento custeadas pela Netflix

Copia de Imagem post padrao 3 10
Foto: Pathé Films/Divulgação.

A atriz espanhola Karla Sofía Gascón comparecerá à cerimônia do Oscar 2025, marcada para 2 de março, em Los Angeles. Segundo informações da revista Variety, a Netflix, responsável pela distribuição de Emilia Pérez nos Estados Unidos, cobrirá os custos da viagem da atriz, apesar de tê-la retirado da campanha oficial do filme.

A presença de Gascón no evento acontece após um período de distanciamento da plataforma de streaming, que interrompeu seu apoio à atriz devido à repercussão de postagens em suas redes sociais, contendo comentários considerados racistas e xenofóbicos. Como resultado, Gascón não compareceu a premiações importantes da temporada, como BAFTA, Goya e Critics Choice Awards.

Ainda não há confirmação se Gascón participará do tapete vermelho, concederá entrevistas ou se estará ao lado do elenco do filme durante a cerimônia. Também não se sabe se ela se sentará junto às demais estrelas do longa, como Zoe Saldaña, Selena Gomez e o diretor Jacques Audiard. Antes do Oscar, a atriz pretende comparecer ao César Awards, principal premiação do cinema francês, que acontece no dia 28 de fevereiro, em Paris.

A trajetória de Emilia Pérez na temporada de premiações tem sido marcada por polêmicas. Além do afastamento da protagonista, grupos que supostamente seriam representados pelo filme demonstraram insatisfação com sua abordagem. Recentemente, Gascón também alegou estar sendo atacada na internet por fãs da atriz brasileira Fernanda Torres e do filme Ainda Estou Aqui. Torres, no entanto, já havia pedido publicamente que seu público não incentivasse ataques virtuais.

Dirigido por Jacques Audiard, Emilia Pérez é um musical que acompanha a história de um líder de cartel mexicano trans que, após realizar uma cirurgia de redesignação de gênero, busca redenção pelos crimes cometidos. O longa recebeu 13 indicações ao Oscar. Nos cinemas brasileiros, o filme segue em cartaz.