Karla Sofía Gascón critica supostos ataques vindos da equipe de Fernanda Torres

Atriz espanhola afirmou que pessoas ligadas à equipe da brasileira estariam depreciando seu trabalho nas redes sociais, mas depois esclareceu que suas declarações não foram direcionadas diretamente a Fernanda Torres

Copia de Imagem post padrao 1 20
Foto: Reprodução/YouTube (Folha de S.Paulo).

A atriz Karla Sofía Gascón, indicada ao Oscar 2025 na categoria de Melhor Atriz por Emilia Pérez, gerou repercussão ao afirmar que membros da equipe de Fernanda Torres, sua concorrente na premiação com Ainda Estou Aqui, estariam tentando prejudicar sua imagem e a do filme dirigido por Jacques Audiard.

A declaração foi feita em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo e rapidamente ganhou notoriedade nas redes sociais. Na ocasião, Gascón afirmou: “Isto não é uma competição. Há pessoas que gostam mais do trabalho e pronto. Se ela ganhar, ótimo. Se eu ganhar também. O que não gosto são as equipes de redes sociais que trabalham ao redor dessas pessoas tentando diminuir o trabalho de outros, como o meu ou do filme, porque isso não leva a lugar nenhum”.

A atriz também mencionou diretamente a equipe de Torres: “Para ressaltar o trabalho de uma pessoa não é necessário afundar o trabalho dos demais. Em nenhum momento, [alguém] me verá falando mal de Fernanda Torres ou do filme. Mas, por outro lado, há pessoas que trabalham com Fernanda Torres que falam mal de mim e de Emilia Pérez. Isso fala mais deles e de seu filme [Ainda Estou Aqui] do que do meu”.

A repercussão nas redes sociais trouxe questionamentos sobre uma possível violação das regras da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. O regulamento da premiação estabelece que “nenhuma comunicação pública de alguma pessoa associada diretamente a algum filme elegível que tente passar uma imagem negativa ou depreciativa a algum filme concorrente será tolerada”.

Em resposta à polêmica, Gascón se pronunciou à revista americana Variety, esclarecendo que seus comentários foram direcionados à toxicidade nas redes sociais. “Em meus comentários recentes, eu me referi à toxicidade e ao discurso de ódio violento nas redes sociais que, infelizmente, continuo a vivenciar. Fernanda tem sido uma aliada maravilhosa, e ninguém diretamente associado a ela tem sido nada além de apoio e enorme generosidade”, afirmou.

A Variety também destacou que as falas da atriz não violaram as regras do Oscar, uma vez que Gascón não depreciou diretamente o trabalho de Torres, limitando-se a mencionar ataques vindos de terceiros.

O longa brasileiro Ainda Estou Aqui fez história ao conquistar três indicações ao Oscar 2025: Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz para Fernanda Torres, um feito inédito para o cinema nacional. Já Emilia Pérez, produção francesa dirigida por Jacques Audiard, recebeu um total de 13 indicações, incluindo Melhor Filme e Melhor Filme Internacional.

Os vencedores do Oscar 2025 serão anunciados em 2 de março.