Beyoncé dá permissão para Kamala Harris usar “Freedom” na sua campanha presidencial

A vice-presidente inicia sua campanha recebendo apoio de diversas celebridades

Copia de Imagem post padrao 21
Foto: Reprodução/Instagram.

A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, começou oficialmente sua campanha presidencial com um toque de “liberdade”. Na noite desta segunda-feira (22), Harris entrou em sua sede de campanha ao som da música Freedom, do álbum Lemonade de Beyoncé, lançado em 2016. De acordo com a Variety, a equipe de Harris obteve permissão expressa da artista para usar a música apenas algumas horas antes do evento. Esta autorização inclui o uso de Freedom durante toda a campanha presidencial.

Embora Beyoncé ainda não tenha emitido um endosso oficial para Harris, a permissão para a utilização de sua música é vista como um apoio tácito. Em 2020, Beyoncé apoiou ativamente a chapa de Joe Biden e Harris, e anteriormente, em 2016, endossou Hillary Clinton, além de ter cantado na posse do segundo mandato do presidente Obama em 2013.

Freedom, que conta com a participação de Kendrick Lamar, não foi lançada como single, mas alcançou a posição 35 na Billboard Hot 100 em 2016. A música ganhou ressonância especial após o assassinato de George Floyd, se tornando um hino de conscientização social.

A CNN relatou que, ao sair de sua sede de campanha em Delaware, Harris fez um discurso de 20 minutos, questionando os apoiadores sobre o tipo de país em que querem viver: “Um país de liberdade, compaixão e estado de direito, ou um país de caos, medo e ódio?”.

Desde que anunciou sua candidatura, Harris tem recebido um forte apoio de doadores e personalidades de Hollywood, que estavam relutantes em apoiar a campanha de reeleição de Biden. A decisão do atual presidente de não concorrer a um segundo mandato e de endossar Harris foi tomada “pelos melhores interesses” do Partido Democrata, conforme reportado pela Deadline.

Outros artistas além de Beyoncé têm mostrado seu apoio a Harris, incluindo Charli XCX, que postou o slogan “Kamala IS Brat” em suas redes sociais.

Figuras como Ariana Grande, Spike Lee, John Legend, Katy Perry, Robert De Niro e muitos outros também expressaram seu apoio.