Kael Vitorelo lança “Filosofia do Mamilo”, quadrinho autobiográfico sobre mastectomia masculinizadora

Na obra, a autora reflete sobre os desafios enfrentados por pessoas trans no sistema judicial brasileiro

Copia de Imagem post padrao 1 14
Foto: Divulgação.

A autora Kael Vitorelo, mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC (SP), anuncia o lançamento de seu novo livro, Filosofia do Mamilo, que já está em pré-venda no site da editora Veneta. A obra, que mistura elementos de história em quadrinhos, ensaio e autobiografia, relata a experiência de Vitorelo com a mastectomia masculinizadora, um procedimento cirúrgico para a remoção dos seios.

Como pessoa transexual não binária, Kael Vitorelo compartilha as dificuldades burocráticas e judiciais enfrentadas ao realizar a cirurgia, expondo o que considera ser o despreparo e a violência do sistema judicial brasileiro em lidar com pessoas que não seguem os padrões cis-heteronormativos.

A obra, além de trazer a experiência pessoal da autora, reflete sobre o corpo humano como um espaço de constantes transformações e disputas, um campo de batalha, mas também de criação e reinvenção. O prefácio é assinado por Helena Vieira, escritora e pesquisadora de questões de gênero e transgeneridade.

unnamed 3
Foto: Divulgação.

O livro está disponível em pré-venda no site da Veneta até o dia 28 de outubro. Os leitores que adquirirem o livro nesse período receberão exemplares autografados por Kael Vitorelo e poderão usufruir de um desconto de 20%, com um adicional de 10% para assinantes da newsletter da editora, mediante o uso do cupom “MAMILO”.

Vitorelo ganhou notoriedade no meio literário com sua estreia Kit Gay, publicada pela Veneta em 2021. A obra foi indicada a prêmios como o HQ Mix e o CCXP Awards e recebeu menção honrosa no Mix Literário do Festival Mix Brasil.

Filosofia do Mamilo é um projeto realizado por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC) da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.