Juliana Sakae lança livro na Flip 2025 com reflexões sobre identidade, memória e ancestralidade

Obra reúne elementos autobiográficos, pesquisa histórica e crítica social a partir de vivências familiares

Copia de Imagem post padrao 1 11
Foto: Annete Owatari/Divulgação.

A jornalista e cineasta Juliana Sakae lança seu primeiro livro, Eu, Brasil (editora Ofício das Palavras), durante a programação da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) 2025. O lançamento ocorre no dia 1º de agosto, às 17h, na Casa Ofício das Palavras (Rua Gravatá, 65). No dia seguinte, 2 de agosto, às 15h, a autora participa do painel O caminho da arte na retomada da identidade nipo-brasileira, organizado pelo Coletivo Escritoras Asiáticas & Brasileiras, também na Casa Ofício das Palavras. Os exemplares estarão à venda no estande do coletivo, localizado na Praça Aberta.

O livro apresenta uma investigação sobre a história familiar da autora a partir de quatro gerações, com foco em temas como ancestralidade, deslocamento identitário, traumas herdados e apagamentos históricos. A obra foi desenvolvida ao longo de quase dez anos, por meio de entrevistas, viagens e leituras que, segundo Juliana, buscaram preencher lacunas deixadas por sua formação acadêmica. “Escrever este livro foi um processo de cura e descoberta. Percebi que, ao resgatar minhas raízes, estava também contando uma versão do país que raramente aparece nos livros didáticos”, afirma.

Eu Brasil 2
Foto: Divulgação.

A autora menciona que a construção do livro foi influenciada por autoras e autores indígenas, negros e de comunidades marginalizadas. “Li autores racializados, indígenas e mulheres para preencher lacunas que minha formação acadêmica não havia suprido”, diz. Entre as leituras que a influenciaram estão Um Defeito de Cor, de Ana Maria Gonçalves; O Súdito, de Jorge J. Okubaro; e A Queda do Céu, de Davi Kopenawa. A obra também aborda questões ligadas à linguagem e ao pertencimento. “Aprendi a abraçar meu sotaque florianopolitano e a reconhecer as muitas identidades que me atravessam”, afirma.

O livro contará com distribuição gratuita de mil exemplares para escolas, bibliotecas e universidades públicas. A iniciativa foi contemplada pelo edital do Programa de Ação Cultural (ProAC), com apoio do Governo do Estado de São Paulo, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e do Fomento CULTSP.