“Amoroso”, clássico de João Gilberto, volta às lojas em vinil

João Gilberto Amoroso LP Polysom capa
Divulgação.

Há pouco mais de 40 anos, João Gilberto apresentava um de seus mais importantes trabalhos, Amoroso (1977). O álbum é uma das obras mais admiráveis da música brasileira. Em outubro, a coleção “Clássicos em Vinil”, da Polysom, em parceria com a Warner Music, relança esse disco em vinil de 180 gramas.

Amoroso foi produzido por Helen Keane e Tommy LiPuma, com arranjos do maestro Claus Ogerman. O trabalho foi chamado por Nelson Motta como o o disco “mais brasileiro e mais internacional de João Gilberto”. Nele estão seis faixas, incluindo uma em inglês, “’S Wonderful”, uma em espanhol, “Besame Mucho” e em italiano, “Estate”.

Entre as nacionais, ele interpreta “Wave”, “Tim Tim por Tim Tim” e “Caminhos Cruzados”.

João Gilberto traz nesse álbum sua inconfundível forma de tocar violão e uma interpretação bem brasileira, mesmo cantando em outras línguas.

O relançamento da obra chega em um momento de fragilidade de João Gilberto com o enfrentamento de processos, dívidas e despejos. Sua filha, Bebel Gilberto, move desde o ano passado uma ação de interdição motivada pela saúde debilitada e idade avançada do músico.

Discos como Amoroso é uma chance de ver o músico em seu auge como inovador da MPB.