Com uma história marcada pelo engajamento político, tanto na luta contra a ditadura militar quanto na construção de visibilidade para comunidades socialmente minorizadas, João Caldas Valença revisita sua trajetória no livro de memórias Minha (de)formação. A obra ganha lançamento no Recife amanhã (21), às 16h, na Livraria do Jardim, com um bate-papo com o autor pernambucano, seguido de sessão de autógrafos.
- Leia também: “Búfalos Selvagens”: Ana Paula Maia mistura horror psicológico e thriller policial em conclusão de trilogia
Nascido em Garanhuns, em 1940, João Valença passou sua infância no Agreste e, na adolescência, quando estudou no Recife, visitava a cidade durante as férias escolares. Desde cedo sensibilizado para as causas sociais, foi militante da Ação Católica e um dos dirigentes da Juventude Estudantil Católica Nacional e Latino-americana, no Rio de Janeiro. Desde cedo, foi um observador atento e comprometido com a transformação social.
Entrou no convento dos Dominicanos, em 1959, em Belo Horizonte, e fez curso de filosofia e teologia, em São Paulo. Na capital paulista, foi preso em 1969, na prisão política de Tiradentes, onde ficou detido por mais de um ano. Em suas memórias, João escreve sobre sua vida, os fatos políticos do país e também suas influências com sensibilidade.
“Suas memórias falam de uma vida intensa, profundamente vivida em praça pública. De peito aberto”, escreve o teólogo mineiro Reginaldo Pessanha na contracapa do livro.
Homossexual, João Valença fala sobre como foi o afloramento de sua sexualidade, os preconceitos enfrentados, tanto na sociedade quanto dentro dos movimentos políticos, e também aborda sua importante contribuição para o movimento LGBTQIA+ em Pernambuco e no Brasil. Ele foi o fundador do Grupo de Apoio e Prevenção a AIDS, em Pernambuco, prestando auxílio a pessoas vivendo com HIV, no final dos anos 1980.
A obra oferece um profundo panorama de alguém que dedicou a vida às pessoas, à sociedade e que se engajou em melhorar o seu entorno, sem comprometer sua verdade e visão de mundo. Atualmente morando em Salvador (BA), ele aproveita o lançamento do livro para reencontrar amigos e familiares e, também, compartilhar suas vivências com o público interessado na história política, social e do movimento LGBTQIA+.
Serviço: Lançamento de “Minha (de)formação”, de João Caldas Valença
Local: Livraria do Jardim (Avenida Manoel Borba, 292, Boa Vista, Recife – PE)
Data: 21 de agosto de 2024 (quarta-feira)
Horário: 16h
Entrada: gratuita, com ingressos via Sympla