“Jeanne Dielman”: clássico de Chantal Akerman volta restaurado aos cinemas

Longa-metragem chega às telonas brasileiras em 11 de setembro com distribuição da Filmicca

Copia de Copia de Post Noticias 81
(Divulgação)

Um dos grandes clássicos do cinema mundial está chegando às telonas brasileiras. Com distribuição da Filmicca e com direito a um pôster exclusivo assinado pela designer Daniela S. Nassetti, Jeanne Dielman, de Chantal Akerman, estreia em 11 de setembro nos cinemas nacionais, em versão restaurada. O longa foi eleito em votação realizada pela Sight & Sound em 2022 como o Melhor Filme de Todos os Tempos.

Classificada como “essencial” pela cineasta belga Agnès Varda, a obra acompanha três dias na vida de uma mulher, uma dona de casa viúva e solitária, cujas tarefas incluem arrumar as camas, preparar o jantar para seu filho e alguns truques para sobreviver. Lentamente, sua ritualizada rotina diária começa a desmoronar.

Jeanne Dielman é um filme marcante e único na história cinematográfica, que abrange o universal, seja com um exigente estudo de personagem, estrelado pela grande atriz Delphine Seyrig, ou como uma das representações mais hipnóticas e completas do espaço e tempo no cinema. Surpreendente e atraente, esta obra essencial continua sendo analisada e debatida por diversas gerações de cinéfilos.

Assista ao trailer:

Contando ainda com Jan Decorte, Henri Storck, Jacques Doniol-Valcroze e Yves Bical em seu elenco, o filme foi exibido na Quinzena dos Cineastas no Festival de Cannes em maio de 1975, quando a cineasta Chantal tinha apenas 24 anos.

Desde sua estreia, Jeanne Dielman conquistou a crítica internacional, sendo descrito como “poderoso e radical” pela cineasta francesa Céline Sciamma e como “uma aula de direção” por sua conterrânea Claire Denis.