Um dos grandes clássicos do cinema mundial está chegando às telonas brasileiras. Com distribuição da Filmicca e com direito a um pôster exclusivo assinado pela designer Daniela S. Nassetti, Jeanne Dielman, de Chantal Akerman, estreia em 11 de setembro nos cinemas nacionais, em versão restaurada. O longa foi eleito em votação realizada pela Sight & Sound em 2022 como o Melhor Filme de Todos os Tempos.
- Leia também: “Dolores”, de Marcelo Gomes e Maria Clara Escobar, tem estreia mundial no Festival de San Sebastian
Classificada como “essencial” pela cineasta belga Agnès Varda, a obra acompanha três dias na vida de uma mulher, uma dona de casa viúva e solitária, cujas tarefas incluem arrumar as camas, preparar o jantar para seu filho e alguns truques para sobreviver. Lentamente, sua ritualizada rotina diária começa a desmoronar.
Jeanne Dielman é um filme marcante e único na história cinematográfica, que abrange o universal, seja com um exigente estudo de personagem, estrelado pela grande atriz Delphine Seyrig, ou como uma das representações mais hipnóticas e completas do espaço e tempo no cinema. Surpreendente e atraente, esta obra essencial continua sendo analisada e debatida por diversas gerações de cinéfilos.
Assista ao trailer:
Contando ainda com Jan Decorte, Henri Storck, Jacques Doniol-Valcroze e Yves Bical em seu elenco, o filme foi exibido na Quinzena dos Cineastas no Festival de Cannes em maio de 1975, quando a cineasta Chantal tinha apenas 24 anos.
Desde sua estreia, Jeanne Dielman conquistou a crítica internacional, sendo descrito como “poderoso e radical” pela cineasta francesa Céline Sciamma e como “uma aula de direção” por sua conterrânea Claire Denis.


