O festival recifense Janela Internacional de Cinema divulgou sessões especiais de abertura e encerramento da edição deste ano. Sem Coração, Brasil S/A e Sangue Azul serão exibidos pela primeira vez em PE
Abrindo a programação 2014 do festival, no dia 24 de outubro, o curta Sem Coração é o vencedor da Quinzena dos Realizadores, onde estreou em maio passado como único representante brasileiro no Festival de Cannes. Dirigido por Nara Normande e Tião, o curta narra o encontro de um garoto que vai passar férias na casa de seu primo, em uma vila pesqueira, com uma menina apelidada de “Sem Coração”. O curta é destaque também em festivais brasileiros como em Brasília, onde foi premiado como melhor filme, direção e montagem.
Leia Mais
Uma conversa com Lírio Ferreira sobre o novo longa
Brasil S/A ganha cinco prêmios em Brasília
Já Brasil S/A é o longa-metragem de abertura. O terceiro longa-metragem de Marcelo Pedroso (do experimental Pacific) estreia em Pernambuco após receber cinco prêmios no último Festival de Brasília: melhor direção e roteiro para Pedroso, montagem para Daniel Bandeira, som para Pablo Lamar e trilha sonora para Mateus Alves. O filme acompanha a saga de um cortador de cana de açúcar, que após ser substituído por máquinas, se engaja em sua primeira missão espacial.
Leia Mais
A lista dos clássicos do Janela
Os curtas selecionados do Janela de Cinema
O longa-metragem de encerramento é Sangue Azul, de Lírio Ferreira. Com roteiro do próprio Lírio, Sérgio Oliveira e Felipe Gamarano, a produção foi inteiramente rodada em Fernando de Noronha e tem elenco liderado por Daniel de Oliveira, Caroline Abras e Paulo César Peréio. O longa mostra o amor proibido entre irmãos. No último Festival de Paulínia (SP), Sangue Azul ganhou os troféus de melhor fotografia (Mauro Pinheiro Jr) e figurino (Juliana Prysthon).
O 7º Janela Internacional de Cinema do Recife ocorre entre os dias 24 de outubro a 2 de novembro, nos cinemas São Luiz e da Fundação.