Seguindo a tradição dos anos anteriores, o festival Janela Internacional de Cinema do Recife anunciou sua seleção de filmes clássicos que serão exibidos nesta sexta edição. O fio condutor desta vez é que os onze longas tratam de alguma maneira de “manifestações”. Brian De Palma, Fritz Lang, Sergio Leone, Roman Polanski, David Cronenberg, Bernardo Bertolucci e Monty Python foram alguns dos escolhidos.
A exibição acontece de 11 a 20 de outubro, no Cine São Luiz. “A palavra Manifestações, recorrente no Brasil de 2013, é reinterpretada livremente por filmes que vão do realismo social e político, à ficção científica, o humor e o mais puro terror do sobrenatural. O cinema manifesta-se das mais diferentes maneiras, num movimento pessoal artístico e político continuo”, explicou o diretor e curador do festival Kleber Mendonça Filho.
Entre os longas selecionados estão Metrópolis, de Fritz Lang, Faça a Coisa Certa, de Spike Lee e Um Tiro Na Noite, de Brian De Palma, entre outros. O Janela este ano ainda irá anunciar a programação completa.
Veja abaixo a lista:
Metrópolis
[Fritz Lang, Alemanha, 1927]
O Bebê de Rosemary
[Roman Polanski, Estados Unidos, 1968]
Se…
[Lindsay Anderson, Reino Unido, 1968]
Monty Python’s – O Sentido da Vida
[Terry Jones, Terry Gilliam, Reino Unido, 1983]
Faça a Coisa Certa
[Spike Lee, Estados Unidos, 1989 ]
Os Embalos de Sábado à Noite
[John Badham, Estados Unidos, 1978]
A Lira do Delírio
[Walter Lima Jr, Brasil, 1978]
A Mosca
[David Cronemberg, Canada/USA, 1986]
Um Tiro Na Noite
[Brian de Palma, Estados Unidos, 1981]
O Último Imperador
[Bernardo Bertolucci, Reino Unido/Itália/França, 1987]
Era Uma Vez no Oeste
[Itália, Estados Unidos, 1968]