O festival Janeiro de Grandes Espetáculos (JGE), dá início à sua 31ª edição nesta quinta-feira (9), às 19h, no Teatro de Santa Isabel, no Recife. A abertura ficará por conta da apresentação da Orquestra Lunar, grupo carioca formado exclusivamente por mulheres, que terá como convidada especial a cantora e patrimônio vivo de Pernambuco, Lia de Itamaracá. A programação do festival segue até o dia 2 de fevereiro, com mais de cem espetáculos distribuídos por nove teatros e a Sinagoga Kahal Zur Israel.
- Leia também: Janeiro de Grandes Espetáculos abrirá a programação cultural de 2025 com mais de 90 espetáculos
A Orquestra Lunar, que se apresenta pela primeira vez no Recife, traz o espetáculo Orquestra Lunar e a Música Negra de Áurea Martins e Elízio de Búzios. O repertório celebra a cultura afro-brasileira, com arranjos originais de clássicos e composições autorais, além da participação da cantora Áurea Martins. Lia de Itamaracá, ícone da ciranda pernambucana, se junta ao grupo para somar sua representatividade e arte ao espetáculo.
Antes da apresentação, às 18h, o escritor e jornalista Márcio Bastos realiza uma sessão de autógrafos no foyer do Teatro de Santa Isabel. Bastos lança o livro Pernalonga: Uma Sinfonia Inacabada, que homenageia o ator do grupo Vivencial, coletivo teatral pernambucano que celebra 50 anos de história e é o grande homenageado desta edição do festival.
Primeira semana
A primeira semana do festival contará com 13 espetáculos, sendo 6 shows, 5 peças de teatro adulto e 2 para o público infantil e juvenil, com destaque para produções pernambucanas. No dia 10, a Orquestra Lunar volta ao palco com o cantor Gustavo Travassos como convidado. Na mesma data, os artistas Silvério Pessoa e Publius apresentam o show Lô Borges e Beto Guedes no Teatro Hermilo Borba Filho.
Já no dia 11, o cantor Tibério Azul retorna aos palcos no Teatro Apolo, com o show Mais Abraço que Razão, reunindo canções de sua carreira solo e do grupo Mula Manca & a Fabulosa Figura. Também na noite do dia 11, o Teatro Fernando Santa Cruz recebe Ruan Trajano, que interpreta obras de Gilberto Gil e João Gilberto no espetáculo Celebrando Dois Gilbertos e Suas Canções.
No dia 12, o destaque fica por conta do show Me Dê Notícias do Universo, de PC Silva, que explora a poesia popular do Pajeú, no Teatro Hermilo, e do espetáculo comemorativo Afoxé Oxum Pandá – 30 Anos: A Era do Ouro Chegou!, que ocorre no Teatro do Parque, com uma celebração das raízes ancestrais da cultura afro-brasileira.
Teatro e programação infantil
A Mostra Vivencial, em homenagem ao grupo, traz as peças Vivencial, Revivenciando, dirigida por Mísia Coutinho e Guilherme Coelho (dia 10, no Teatro Apolo), e Mainha é uma Resenha – A Peça, de Saulo Máximo (dia 10, no Teatro do Parque). Outros destaques do teatro adulto incluem Cúmplices – Transgressões de um Ricardo III (dias 10 a 12, no Marco Camarotti), Senhora (11/01, Teatro Capiba) e Yerma Atemporal (11/01, Teatro Santa Isabel).
Para o público infantil e juvenil, estão programados os espetáculos Enrolados – A Nova Aventura de Rapunzel (11/01, Teatro Hermilo) e O Dia em que a Morte Sambou (12/01, Teatro Apolo), que une teatro de bonecos e elementos da cultura popular pernambucana.
Homenagens
O festival mantém a tradição de reconhecer grandes nomes da cultura pernambucana. Entre os homenageados deste ano estão a atriz e produtora Paula de Renor, o maestro Nenéu Liberalquino, o bailarino e professor Alexandre Macedo, e o artista circense Mister Brynner.
Também serão reconhecidos os grupos Cabras de Lampião, pela contribuição ao xaxado, e o coletivo Vivencial, referência da contracultura no teatro. Representantes de políticas culturais, como Cida Pedrosa e André Campos, também serão homenageados.
O 31º Janeiro de Grandes Espetáculos é apresentado pela Prefeitura do Recife e pelo Governo de Pernambuco, com realização da Apacepe. Conta com o apoio de parceiros como o Sesc, Suape e Fundarpe, além do patrocínio da Copergás, que também promove o Prêmio JGE Copergás de Teatro, Dança, Circo e Música de Pernambuco.
Serviço:
31º Janeiro de Grandes Espetáculos – Festival Internacional de Teatro, Dança, Circo e Música de Pernambuco
De 9 de janeiro a 2 de fevereiro de 2025
Programação e informações no site
Ingressos disponíveis no Sympla