Foto: Dayse de Holanda / Divulgação.
A artista plástica Iza do Amparo e o designer Moa Campelo inauguram neste sábado (18) a exposição Geratriz_Iza, no Centro Cultural Mercado Eufrásio Barbosa, em Olinda. A mostra apresenta uma coleção de ladrilhos hidráulicos e obras originais da artista que inspiraram os padrões da nova série. A abertura ocorre das 15h às 17h, com entrada gratuita.
A exposição reúne oito padronagens de ladrilhos, moldes utilizados na produção e mockups das peças. A coleção foi desenvolvida com base em estampas criadas por Iza ao longo de mais de cinco décadas de trabalho, marcadas pela repetição modular de células gráficas. O design dos ladrilhos é assinado por Moa Campelo, que pesquisa novos padrões para o artefato tradicionalmente usado na arquitetura.
Composta por doze cores, a coleção permite diferentes composições ao combinar peças estampadas e lisas. Os ladrilhos podem ser rotacionados, o que amplia as possibilidades de uso. Após o encerramento da mostra, os catálogos estarão disponíveis nos perfis do Instagram do Ateliê Iza do Amparo e da LadrilhOlinda, responsável pela produção.
O projeto Geratriz_Iza tem incentivo do Funcultura, Fundarpe, Secretaria de Cultura e Governo do Estado de Pernambuco. A exposição conta com recursos de acessibilidade, como audiodescrição e experiência tátil, com apoio de monitores durante o período de visitação, que vai de 19 de outubro a 18 de novembro, de terça a domingo, das 9h às 17h.

Além de apresentar novas padronagens, o projeto busca preservar o uso do ladrilho hidráulico, presente em construções do Sítio Histórico de Olinda. A iniciativa também colabora com a manutenção do trabalho de artesãos locais e fortalece a cadeia produtiva da cidade.
A coleção foi idealizada com o objetivo de manter a composição das obras de Iza, valorizando elementos como assimetria e identidade gráfica. A parceria com a LadrilhOlinda reforça o compromisso com a preservação da técnica artesanal de produção dos ladrilhos.
Iza do Amparo, nome artístico de Maria Luiza Mendes Lins, vive e trabalha em Olinda há mais de 40 anos. Suas criações são inspiradas em elementos visuais da cidade, como fachadas, azulejos e motivos botânicos. O ateliê da artista, localizado na Rua do Amparo, é ponto de visita frequente de turistas e pesquisadores.

