Itamar Vieira Junior lança “Coração sem medo”, último volume da Trilogia da Terra

Publicação marca o encerramento da série que consagrou o escritor

Copia de Imagem post padrao 2 11
Foto: Divulgação.

O escritor baiano Itamar Vieira Junior lançará, em outubro, Coração sem medo, romance que encerra a Trilogia da Terra. A obra apresenta um retrato da força feminina e da violência policial em Salvador, explorando as divisões de classe e raça na capital baiana. O livro trata do poder da imaginação contra o esquecimento e do papel das narrativas como testemunho de histórias que precisam ser contadas.

A trilogia teve início em 2019 com Torto arado, romance que se destacou por abordar questões ligadas à realidade social brasileira e foi vencedor dos prêmios Leya, Oceanos e Jabuti. Em 2023, o autor publicou Salvar o fogo, segundo volume, que retrata a luta pela dignidade associada à posse da terra, dialogando com temas como herança cultural, religiosidade afro-indígena e emancipação feminina.

Nascido em Salvador, em 1979, Itamar Vieira Junior é geógrafo e doutor em estudos étnicos e africanos pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Autor de Torto arado, Doramar ou a odisseia, Salvar o fogo e Chupim, já vendeu mais de 1 milhão de exemplares dessas obras.

Torto arado já foi traduzido para mais de 30 idiomas, recebeu duas adaptações teatrais e terá adaptação audiovisual. Foi também o primeiro livro brasileiro finalista do International Booker Prize.

Salvar o fogo, vencedor do Prêmio Jabuti em 2024, teve direitos vendidos para mais de dez países, incluindo Alemanha, Bulgária, Espanha, Grécia, México, Peru, Romênia, Turquia e Polônia. No mesmo ano, o autor publicou Chupim, voltado ao público infantil.