“Iracema – Uma Transa Amazônica” retorna aos cinemas em versão restaurada, 50 anos após estreia

Filme será relançado em versão restaurada em 4K no dia 24 de julho

Copia de Imagem post padrao 2 7
Foto: Divulgação.

O filme Iracema – Uma Transa Amazônica, dirigido por Jorge Bodanzky e Orlando Senna, volta aos cinemas em versão restaurada em 4K nesta quinta-feira (24). O relançamento celebra os 50 anos da estreia do longa, considerado um dos marcos do cinema brasileiro, e será realizado com distribuição da Gullane+. Pela primeira vez, a obra também ganha um trailer oficial.

Lançado em 1974, o filme foi censurado pela ditadura militar devido ao teor crítico em relação à ocupação da Amazônia. A produção combina elementos de documentário e ficção para retratar o encontro entre uma jovem indígena e um caminhoneiro que percorre a recém-construída rodovia Transamazônica. Ao longo do trajeto, a narrativa revela os impactos socioambientais da política desenvolvimentista da época, como o desmatamento, a grilagem de terras e a exploração sexual.

Captado originalmente em 16 mm, o filme evidencia o cotidiano da região amazônica durante o chamado “milagre econômico”, propondo um registro audiovisual de caráter documental.

Reconhecido pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) como um dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos, Iracema – Uma Transa Amazônica recebeu quatro prêmios no Festival de Brasília, em 1980. A nova versão foi exibida recentemente no Festival do Rio e no Festival de Berlim, como parte das ações comemorativas de seus 50 anos.