Incêndio no Mercado da Encruzilhada: descaso com a memória e a cultura de rua

Fogo começou por volta das 9h destruiu cerca de dez boxes do local. Comerciantes denunciam falta de manutenção e demora para chegada dos bombeiros

encruzilhada4
Foto: Paulo Floro/O Grito!

Um incêndio destruiu parte do histórico Mercado da Encruzilhada, um dos mais frequentados da Zona Norte do Recife nesse domingo (3). O fogo começou por volta das 9h da manhã, segundo os comerciantes do local, e se alastrou a partir de um box de conserto de sapatos.

Os bombeiros conseguiram controlar o fogo por volta das 11h. A estrutura do mercado, qué um equipamento público mantido pela Prefeitura do Recife, ficou intacto, incluindo sua fachada arquitetônica original. Ninguém ficou ferido.

Segundo testemunhas ouvidas pela reportagem, o fogo começou depois que dois homens foram vistos roubando fiações da estrutura do local. As faíscas elétricas acabaram caindo na área interna, o que iniciou o fogo.

O Corpo de Bombeiros, no entanto, afirma que ainda não é possível saber o que causou o incêndio. Cerca de dez boxes foram completamente destruídos, sendo que três deles estavam desocupados. A área afetada incluía, além do conserto de sapatos, uma loja de rações, quiosques de reparo de roupas e lanchonetes.

Na manhã do domingo, ainda não era possível avaliar a real dimensão dos danos. O tenente-coronel dos Bombeiros Maurício Fonseca, disse que, a princípio, não há risco de dano à estrutura do prédio, mas que uma avaliação maior será feita nesta segunda (04) com a ajuda de engenheiros.

Descaso com a manutenção e a memória

O Mercado Público da Encruzilhada é um dos mais antigos do Recife. Sua fundação aconteceu em 1923 como parte de uma organização das feiras livres que já aconteciam no local. Em 1950, o espaço foi reinaugurado com um modelo moderno de arquitetura, que se mantém até hoje.

Nos últimos anos, o Mercado da Encruzilhada tornou-se um importante espaço de compras, mas também de lazer com vários bares e restaurantes, além de ser um ponto conhecido de ciclistas. O Grande Recife possui um circuito de mercados históricos, com uma vida cultural intensa que conecta o comércio com a memória afetiva dos bairros em que estão inseridos.

Apesar da popularidade, esses espaços sofrem com a falta de manutenção e segurança. O roubo de fios é uma constante. Há também problemas na manutenção da estrutura e na prevenção de acidentes.

O comerciante do Mercado da Encruzilhada Fernando Ferreira afirmou que o extintor de incêndio e os hidrantes não funcionaram. “Tentamos apagar com água, mas se a gente ficasse, poderia ter acontecido algo pior”. “Infelizmente, o Mercado está entregue. Sabemos que isso ocorreu porque tinham duas pessoas roubando fio em cima do Mercado, em plena a luz do dia”, disse Rosineide Canuto, que vende alimentos regionais no mercado, à TV Jornal.

https://twitter.com/josejaymejr/status/1698317271897116876

Os comerciantes também afirmaram que os bombeiros demoraram mais de 30 minutos para chegar ao local.

Nas redes sociais, frequentadores do Mercado, ativistas e políticos, lamentaram o incêndio e lembraram que espaços como esse são importantes para manutenção de uma cultura de rua e de um espaço de convivência público.

O que dizem os gestores

Segundo o Corpo de Bombeiros, dez viaturas foram enviadas ao local para combater o fogo, com o uso de 40 mil litros de água.

A Prefeitura do Recife afirmou que o sistema de prevenção a incêndios do Mercado da Encruzilhada está em “perfeito estado de funcionamento” e que está dando suporte aos comerciantes.

“A Defesa Civil aguarda a conclusão do trabalho dos Bombeiros para avaliar a situação do local. Conviva, Emlurb, SAMU e CTTU também estão no local. Todo o suporte será dado aos permissionários e já foram iniciadas as tratativas necessárias para reconstrução da área atingida”, disse em nota.

Continua a nota: “Os extintores tinham sido renovados no último dia 25 de agosto e a rede de hidrantes estava operacional, tanto que ambos estiveram à disposição do Corpo de Bombeiros para o trabalho de combate às chamas”.

O prefeito do Recife, João Campos (PSB) lamentou o incêndio e prometeu rápida reconstrução. “Todo suporte será dado aos permissionários e já iniciamos os passos necessários para reconstrução da área atingida.”

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), publicou nas redes sociais. “Ainda em agenda no interior do Estado, recebi imagens do incêndio no Mercado da Encruzilhada, no Recife. Equipes do Corpo de Bombeiros ainda estão no local e nos colocamos à disposição dos comerciantes, da população e da Prefeitura do Recife para ajudar no que for preciso”.