O 16º In-Edit Brasil – Festival Internacional do Documentário Musical começou nesta quarta-feira (18), em Pernambuco e se estende até o dia 26 de setembro. Com sessões gratuitas, o evento ocorre em dois locais: o Cinema do Porto, da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), no Recife, e o Teatro Fernando Santa Cruz, em Olinda.
Nesta edição, o festival apresenta 23 filmes nacionais e internacionais, incluindo produções inéditas e clássicos restaurados. A programação abrange documentários que exploram a música em suas diferentes formas, oferecendo uma ampla visão sobre gêneros musicais e artistas relevantes no cenário nacional e internacional.
A sessão de abertura ocorreu no Teatro Fernando Santa Cruz, com a exibição do documentário Luiz Melodia – No Coração do Brasil, dirigido por Alessandra Dorgan, que esteve presente para um bate-papo com o público. Após a exibição, o cantor Renato Piau, parceiro de Luiz Melodia, realizou uma apresentação.
Entre os filmes em cartaz, estão obras restauradas como Let’s Get Lost, de Bruce Weber, sobre o trompetista Chet Baker, e Saravah, de Pierre Barouh, que documenta a música brasileira das décadas de 1960 e 1970. Ambas as produções foram restauradas em 4K. O festival também conta com produções nacionais inéditas, como Coquetel Molotov.Doc, de UHGO, que revisita a trajetória do festival No Ar Coquetel Molotov, em Recife, e Black Rio! Black Power!, de Emílio Domingos, que aborda a cena dos bailes black cariocas dos anos 1970.
A sessão de encerramento, marcada para o dia 26 de setembro, exibirá o curta-metragem O Som da Pele, dirigido por Marcos Santos. A produção apresenta o trabalho do Mestre Batman, líder dos Batuqueiros do Silêncio, um grupo de percussão formado por surdos. Após a sessão, o grupo fará uma apresentação ao vivo.
Além das produções nacionais, o In-Edit Brasil traz documentários que retratam grandes nomes da música mundial. O filme Carlos, de Rudy Valdez, narra a trajetória do guitarrista Carlos Santana, enquanto Dusty & Stones, de Jesse Rudoy, acompanha dois músicos country do Reino de Essuatíni em sua jornada até o Texas para participar de um concurso internacional.
- Leia também: 16º In-Edit Brasil anuncia programação internacional com documentários musicais inéditos
Para mais informações, visite o site oficial do evento.