A artista gaúcha Ianaê Régia aproveita o mês de setembro – em que a pauta da saúde mental acontece por meio das campanhas intituladas “Setembro Amarelo” – para lançar o segundo videoclipe que ilustra seu novo trabalho. A faixa “Lina e o Oceano”, 2º single de seu álbum AFROGLOW, vem acompanhada de um trabalho audiovisual inspirado em alguns dos principais filmes dirigidos por Cristopher Nolan, entre eles o “Interstellar”, um dos favoritos da artista.
Lançado em todas as plataformas digitais no dia 15 de setembro, o álbum narra um ciclo de “nascer e renascer” que vivencia e segue vivenciando seus processos de autoconhecimento e autocuidado a partir de uma perspectiva racializada. Dentre os gêneros que compõem o álbum estão as influências do gospel, instrumentais de piano, até Hip Hop lo-fi e Trap. O álbum ainda contará com shows de lançamento em três cidades passando por Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro, a partir de outubro.
Confira o clipe:
Importantes pautas do movimento negro como saúde pública, hiperssexualização do homem negro e apropriação cultural, norteiam as composições de AFROGLOW, que trará também experiências imersivas ao público por meio de aulas afim de retratar algumas das técnicas de autocuidado ancestrais da população negra, mas pouco remetidas e protagonizadas por essa comunidade.
Além de “Meio do Céu em Leão” e “Lina e o Oceano” o álbum conta com as faixas, “Colore”, “Rotina”, “DISS”, “Ponto Sensível” e “Umbigo”, faixas que falam de desenvolvimento pessoal e crescimento em outros aspectos da vida.
O álbum AFROGLOW foi selecionado pelo edital Natura Musical, por meio da lei estadual de incentivo à cultura do Rio Grande do Sul (Pró-Cultura). No Estado, a plataforma já ofereceu recursos para mais de 50 projetos até 2022, em diferentes formatos e estágios de carreira, como Cristal, Zudizilla, Dessa Ferreira, e os coletivos Tem Preto no Sul e Circuito Orelhas.
Sobre Ianaê Régia
Artista nascida no interior do Rio Grande do Sul, criada na favela e que atualmente reside em Porto Alegre. É cantora, compositora, performer e estudante de música na UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). Começou a cantar aos 13 anos de idade na igreja e durante a adolescência participou de bandas covers em bares. Já no autoral, seu repertório é marcado por melodias que exploram sua personalidade e extensão vocal, permeado principalmente pelos gêneros R&B, Neo-Soul e Jazz. Entre o orgânico e o