Entre os dias 27 e 29 de setembro, Camaragibe sediará a I Mostra Camará de Cinema Ambiental, um evento que visa promover a conscientização sobre questões climáticas e ambientais por meio do cinema. A entrada será gratuita e as exibições ocorrerão em dois locais distintos: o Cine Teatro Bianor Mendonça e o Parque Municipal Aldeia Camarás.
A mostra contará com uma programação dividida em sessões para públicos infantil, infantojuvenil e adulto. Os filmes selecionados incluem produções nacionais e internacionais que abordam variados aspectos da relação entre o homem e o meio ambiente. Na Sessão Mundo, serão exibidos Treasure (Espanha, 2023), dirigido por Anatael Pérez, que explora a coexistência entre robôs e a natureza em um futuro distópico, e Vermelho e Prata (Noruega, 2017), de Margaret Emdal, uma animação que trata da amizade entre passarinhos de diferentes habitats.
A Sessão Brasil apresentará Plantae (RJ, 2017), de Guilherme, que reflete sobre o desmatamento na Amazônia, e Curupira (RJ), de Humberto Avelar, que revisita a lenda indígena brasileira protetora das florestas. Além disso, o documentário pernambucano Arena, de Carlos Kamara, retrata o deslocamento forçado de famílias em Camaragibe para a construção da Arena de Pernambuco em preparação para a Copa do Mundo de 2014.
As exibições acontecerão no Cine Teatro Bianor Mendonça, situado na Vila da Fábrica, nos dias 27 e 28 de setembro, a partir das 19h. No dia 29 de setembro, as sessões serão realizadas no Parque Municipal Aldeia Camarás, a partir das 18h. A mostra é idealizada e curada por Luiz Carvalho Gallego, conhecido como Gê, que é produtor de cinema com experiência em projetos como Cine Chinelo e Mostra Agrícola de Cinema Orgânico.
Serviço:
I Mostra Camará de Cinema Ambiental
Dias 27 e 28/09 (sexta e sábado), a partir as 19h, no Cine Teatro Bianor Mendonça
29/09 (domingo), a partir 18h, no Parque Municipal Aldeia Camarás, no KM 11 de Aldeia
Entrada gratuita
Mais informações estão disponíveis no perfil oficial do evento