Hugo Medeiros, músico, compositor, professor e pesquisador pernambucano, lança Tempo Curvo, seu primeiro álbum solo. Conhecido por integrar a Rua do Absurdo e o Mojav Duo, no novo momento da carreira, o artista revisita composições engavetadas e apresenta sonoridade que sintetiza sua pesquisa sobre ritmo e identidade musical diversa.
As oito faixas do disco, criadas a partir de pesquisas e experimentos iniciados em 2007, apesar de feitas num longo intervalo de dez anos, entre 2007 e 2017, apresentam unidade entre si por terem sido o “laboratório” desta pesquisa, de modo que o elemento rítmico foi central em todo o processo criativo. As canções foram gravadas em 2018, revisitadas e lapidadas em 2023.
Para Hugo, a percepção de que o estudo do ritmo ainda ocupa um lugar subalternizado na música e que merece o mesmo rigor técnico dedicado a áreas como a harmonia, perspectiva sustentada pelo maestro Letieres Leite, foi determinante para colocá-lo no centro de seu processo criativo. Essa atenção se reflete em todo álbum, com uma abordagem polifônica, polirrítmica e polimétrica.
A pesquisa musical acompanha cada etapa do processo, da concepção à produção das faixas. Um marco importante desse percurso foi o contato, entre 2012 e 2016, com o saxofonista Steve Coleman, um dos maiores expoentes da música criativa mundial. A obra também dialoga com referências como Henry Cowell, Miles Okazaki, Vijay Iyer e Béla Bartók.
Em Tempo Curvo a música subverte a noção espaço-temporal do ouvinte, sobretudo através de seus elementos rítmicos, enquanto transita por atmosferas do rock progressivo, da música eletrônica, alternativa e de ruído. Esse projeto não surge apenas da técnica, reflete também uma escuta atenta ao mundo e aos fenômenos ao nosso redor, do micro ao macro.
Sobre essa busca, Hugo Medeiros explica: “Minhas composições marcam a transposição de um entendimento do ritmo que está para além da própria música. É como perceber múltiplas possibilidades criativas, nos padrões polirrítmicos do universo, nos ritmos do corpo humano, ou até na irregularidade das ondas do mar e então levar isso para dentro da música.”

Produzido com recursos oriundos da Lei Paulo Gustavo no Mofo Estúdio Mofo, em Recife (PE), Tempo Curvo conta com a participação de Filipe de Lima (baixo), Ítalo Sales (guitarra), Íkaro Lima (guitarra), Marcelo Campello (violão) e Henrique Albino (flauta, sax soprano e clarone), além do próprio Hugo Medeiros (bateria, mridangam, claves e instrumentos MIDI). O artista também assina a mixagem, masterização, projeto gráfico e todas as composições, com exceção de Overview Effect, de autoria de seu irmão, Bruno Medeiros.

