HQ “Debaixo D’água” debate parto humanizado e autonomia feminina

Copia de Imagem post padrao 4 2
Foto: Divulgação.

No mês do Dia das Mães, uma nova graphic novel chega para debater questões que permeiam a maternidade no Brasil: o parto. Debaixo D’água, assinada por Fernanda Baukat e José Aguiar, aborda a experiência de um casal em sua busca por um parto humanizado, em um país onde altas taxas de cesarianas desnecessárias se tornaram a norma.

Com base em dados da Fiocruz, o Brasil lidera o ranking mundial de cesarianas, com aproximadamente 52% das mulheres optando por esse método de parto, um número que salta para alarmantes 88% na rede privada de saúde. Essa realidade contrasta fortemente com a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), que preconiza que apenas 15% dos partos devem ser realizados por meio de cirurgias.

A obra, escrita por Baukat e Aguiar a partir de suas próprias experiências durante a primeira gestação, não apenas expõe essas estatísticas preocupantes, mas também se apresenta como um chamado à mudança nas práticas de nascimento no país. Com ilustrações sensíveis em aquarela e lápis de cor, a narrativa íntima e autobiográfica revela não só os desafios enfrentados durante a gravidez, mas também os obstáculos burocráticos e sociais para um parto mais natural.

Copia de Imagem post padrao 5 2
Foto: Divulgação.

A graphic novel já está disponível para compra no site do Grupo Autêntica.

José Aguiar, quadrinista e coautor da obra, já é conhecido por suas contribuições para o mundo dos quadrinhos, com trabalhos como Infância do Brasil, finalista do Prêmio Jabuti de 2018. Fernanda Baukat, por sua vez, traz seu conhecimento como mestre em Estudos Literários pela UFPR e produtora cultural para enriquecer esta história.

Hoje (9), Fernanda Baukat e José Aguiar se juntam ao ciclo de debates promovido pela Editora Vestígio, um dos selos do Grupo Autêntica. Na ocasião, os autores da graphic novel Debaixo D’água conversam com Bia Nunes de Sousa, editora da Vestígio, sobre parto humanizado e outros temas abordados na graphic novel.

A conversa será transmitida no canal do YouTube da Editora Vestígio e da Nemo.