O doutor em comunicação Chris Gonzatti se junta ao publicitário e roteirista de quadrinhos Guilherme Smee e ao ilustrador recifense Danverdura na HQ Boy Magya Contra o Monstro do Armário. Os quadrinhos que fazem uma crítica a governos autoritários e levam representatividade LGBTQIA+ para o meio nerd, estão em campanha de financiamento pelo Catarse.
“A HQ é um projeto que visa divertir, ser representativa e, ao mesmo tempo, servir como reflexão sobre a política e a diversidade no contexto brasileiro. É um projeto idealizado por pessoas LGBTQIA+ e 100% desenvolvido por profissionais LGBTQIA+”, contou o autor Chris. A obra traz várias referências à cultura pop e tece críticas ao ex-presidente do país.
O roteiro acompanha o jovem Mario, um doutorando em arqueologia na UFPE que ganhou superpoderes ao encontrar o cristal mágico da Deusa Íris. Com o alter ego Boy Magya, e os poderes que lhe possibilitam materializar qualquer coisa que imaginar, ele utiliza várias referências de desenhos, animes e séries que marcaram o coração de gerações dos anos 1990 e 2000 para enfrentar o seu pior inimigo: o fascismo. Tal adversário está materializado nos movimentos políticos de apoio ao ex-presidente, “General Ostra”, uma sátira a Bolsonaro.
Pesquisador e influencer, Christian Gonzatti lançou em 2022 o livro Pode Um LGBTQIA+ ser super-herói no brasil?, já trabalhando a temática da representatividade nos quadrinhos e a censura da comunidade no meio. A nova HQ é uma forma de dar continuidade a essa pauta defendida em suas redes sociais, e mudar o cenário brasileiro.
Censura
Após publicar sobre a HQ “Boy Magya Contra o Monstro do Armário” na página do Instagram do portal Diversidade Nerd a plataforma censurou a postagem e não deu maiores esclarecimentos sobre o ocorrido. O autor se manifestou em seu perfil pessoal.
Sobre os autores
Chris Gonzatti
Mestre e Doutor em Comunicação. Pesquisa gênero, sexualidade e cultura pop, é professor e criador do Diversidade Nerd, conta com mais de 350 mil seguidores no TikTok. O perfil é espaço considerado pelo pesquisador uma das grandes fontes de inspiração para a nova HQ.
Guilherme Smee
Tem mais de 20 títulos de quadrinhos publicados desde 2013. Também se dedica a outros tipos de criação de conteúdo, à curadoria, à docência e atividades relacionadas com os quadrinhos e a leitura. É publicitário, Mestre em Memórias e Bens Culturais, Especialista em Histórias em Quadrinhos e Doutorando em Comunicação.
ILUSTRAÇÃO
Danverdura
Ilustrador recifense e, desde 2011, trabalha com concept art. Apaixonado por animação 2D, absorve referências da natureza e ficção científica para criar mundos carismáticos e envolventes, com detalhismo e delicadeza em suas composições.
Campanha
A campanha Catarse começou em abril e busca viabilizar a publicação do projeto que acontecerá em junho deste ano. Contribua clicando aqui.