Em “Recife AT”, novo lançamento da banda Hóspedes da Rua Rosa, a cidade é discutida de forma lúdica e fantástica a partir de seus problemas reais, como a falta de estrutura para prevenção contra fortes chuvas e alagamentos. Com influências do frevo, do mambo, do rock e do hip hop, o grupo traz ao mundo uma faixa enérgica guiada por percussões latinas e pernambucanas.
Na canção, Recife é capital de Atlântida, em um mundo que os pedintes deixaram de existir, por trabalhar como mergulhadores, e outras sátiras com o trânsito da tarde que foi superado, pelas ruas que só servem para os barquinhos dos entregadores de comida.
“Sempre me encantou histórias como Pedro Páramo em que as cidades não são meros cenários e sim são personagens vivos. Ver Recife como um personagem vivo e tragicômico foi algo que tentamos fazer, e acho que é um sentimento que todos nós recifenses sentimos”, confessa Vinícius, vocalista e um dos compositores da letra.
Com produção e mixagem assinadas por Iuri Brainer (Marcello Rangel/Igor de Carvalho) e masterização por Junior Evangelista, a banda mantém a equipe com que trabalhou no álbum de estreia (lançado em setembro de 2022) para explorar novas sonoridades e temas, ao mesmo tempo que estabelecem cada vez mais sua identidade. Nesse primeiro single pós álbum, o grupo traz também influências do hip hop de Marcelo D2, criando um produto fonográfico completamente inovativo. As linhas de trombones da faixa têm autoria de Nilsinho Amarante, e a captação foi feita por Matheus Alves, no Estúdio Torre. A capa tem como autor o próprio vocalista do quarteto.
Ouça “Recife AT”:
O trajeto da Hóspedes
Nos conturbados anos de 2020 e 2021, a Hóspedes da Rua Rosa, nasceu, tendo como formação atual Aline Beltrão (percussões e vocal), Johnny Sousa (bateria), Victor T. Sales (baixo) e Vinícius Marçal (guitarra, voz e flauta transversa). A escolha do nome levou um tempo, mas terminou assumindo um grande significado para o grupo, sendo uma homenagem ao local onde os amigos se reuniam para tocar juntos antes da devida criação da banda, e também foi o local que sediou os primeiros ensaios.
Com a estreia recente nos palcos, a Hóspedes já contou com presenças em espaços relevantes da cena independente pernambucana, como o Festival ArdeMaresia e Rota Independente, além de participações em festivais de relevância nacional, como a apresentação no Festival de Inverno de Garanhuns, em julho de 2022.