O documentário Hora do Recreio, dirigido por Lucia Murat, foi agraciado com a Menção Especial do Júri Jovem na mostra Generation 14 Plus da 75ª edição do Festival de Berlim. A diretora e a atriz Brenda Viveiros subiram ao palco para receber a honraria, concedida pelo impacto do longa ao abordar a educação pública no Brasil sob a perspectiva de estudantes do ensino fundamental e médio.
“Esse prêmio é especial porque vem da juventude! Dedico essa conquista a todos os jovens que lutam por um mundo melhor e pela paz, pois precisamos muito”, afirmou Lucia Murat.
- Leia também: “O Último Azul”, estrelado por Denise Weinberg e Rodrigo Santoro, é ovacionado no Festival de Berlim
“Hora do Recreio é um filme cujos visuais, por si só, tiveram um impacto profundo em nós. Ao abordar temas importantes a partir de uma combinação de diversas formas artísticas e ter uma narrativa clara e estruturada, ele nos levou a uma jornada emocional que ressoou profundamente, ao mesmo tempo em que oferece uma visão esperançosa e inspiradora para o futuro”, ressaltou o júri.
O documentário também está entre os 16 filmes que concorrem ao Prêmio de Melhor Documentário da Berlinale, cujo vencedor receberá 40 mil euros e poderá se qualificar para uma indicação ao Oscar de Melhor Documentário. Além disso, a produção disputa o Prêmio da Anistia Internacional, destinado a filmes que abordam direitos humanos.
O longa foi desenvolvido a partir de uma pesquisa com professores da rede pública e aborda questões como evasão escolar, racismo, tráfico de drogas, bala perdida, feminicídio e gravidez precoce. A obra também traz encenações baseadas no livro Clara dos Anjos, de Lima Barreto.
O documentário será distribuído no Brasil pela Imovision e conta com o apoio da Riofilme, BRDE, FSA Ancine e Embaixada do Brasil em Berlim. A cerimônia de premiação do Festival de Berlim ocorrerá neste sábado (22), com transmissão ao vivo a partir das 12h30 (horário do Brasil).